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E não é que a MAC conseguiu chafurdar o pé na lama? O anúncio da sua linha de maquiagens em parceria com a Rodarte não poderia ter causado mais comoção e indignação, ao frivolizar os asssassinatos de mulheres que ocorrem frequentemente em Ciudad Juárez, México. Parece que para tudo há um limite, menos para a bizarrice publicitária.
Quando a MAC lançou a campanha publicitária da linha de maquiagens assinada pela Rodarte e declaradamente inspirada no México, a blogosfera estrangeira foi inundada de posts e sobretudo de comentários que manifestavam um profundo desconforto com a proposta e com o tom da mesma. Parêntesis: aproveito para expressar o meu alívio ao comprovar que a blogosfera de moda e beleza – pelo menos, a estrangeira – está aberta a manifestar críticas embasadas e construtivas sobre temas polêmicos. Eu acredito que os blogs são um grande instrumento de contestação e que podem desempenhar um papel interessante na sociedade, e o caso MAC/Rodarte é uma prova disso.
Voltando… pelas fotos, dá para ver que a campanha tinha um ar notívago e sombrio, digamos assim, com as modelos bem pálidas e com olheiras profundas. Até aí, nenhum problema, já que estamos falando de Rodarte, né? A marca segue mesmo essa ondinha. Aí, olhando com mais calma, percebemos que as modelos simulam defuntos. Bem, como a linha foi inspirada no México, esse ar poderia perfeitamente ser uma alusão ao Día de Muertos. Para quem não conhece a tradição, no dia de Finados ocorre uma grande celebração no México. As famílias fazem uma verdadeira festa nos cemitérios, levam as comidas preferidas dos seus familiares falecidos, tocam música, fazem doces em forma de caveiras e de crânios, enfim. Só que essa teoria vai por água abaixo quando vemos os nomes dos produtos: sombra Border Town (cidade de fronteira), esmaltes Factory (fábrica) e Juárez, batons Ghost Town (cidade-fantasma) e Sleepless (sem dormir), blush Quinceañera (menina de quinze anos), gloss Del Norte (nome anterior de Ciudad Juárez).
Todos esses termos se referem ao verdadeiro drama social que se vive em Juárez, onde centenas de mulheres morrem assassinadas de forma brutal a cada ano. O nome técnico do fenômeno, altamente complexo e com grande repercussão internacional, é feminicídio. No fundo, Ciudad Juárez é praticamente sinônimo de violência machista e essa triste realidade foi usada como mote publicitário por uma firma do ramo de cosmética e maquiagem. A rejeição obviamente foi imediata e as marcas foram fortemente criticadas, não só pelos consumidores como também pelas associações de direitos humanos, locais e globais.
Tanto a MAC como a Rodarte tiveram de fazer declarações sobre a polêmica gerada pela campanha. Num primeiro momento, as duas empresas afirmaram que a intenção era nobre e que elas queriam chamar atenção para os problemas dessa cidade. Ninguém engoliu a desculpa esfarrapada, então a MAC se comprometeu a destinar uma parte do dinheiro arrecadado a organizações que combatem o feminicídio em Juárez e pediu desculpas por ter ofendido os consumidores (curioso: não pediram desculpas às mulheres de Juárez). A Rodarte teve uma postura lamentável, na minha opinião, pois continuou a bater na tecla de que a situação de Juárez era importante para a marca, mas que a intenção real da coleção era “celebrar a beleza da paisagem e das pessoas” da região. Aham, contem outra.
Tudo bem que as estilistas estivessem sensibilizadas pelo problema, até acredito nisso, mas essa não era a forma de contribuir em nenhum sentido. Se desde o começo eles tivessem declarado que uma parte da verba se destinaria a ajudar, e tivessem feito a campanha de uma forma humana e com o aval das associações, tudo bem. Mas não foi o caso. Enfim, a história não acabou assim. As associações não aceitaram a proposta da MAC e disseram que não receberiam um centavo sequer gerado pela coleção. Finalmente, depois de toda a confusão, a MAC decidiu cancelar a linha. Eu me pergunto como essas empresas puderam lançar uma campanha potencialmente bombástica dessas sem um “plano de crise” preparado.
Sobre este caso, reforço idéias que seguem a mesma linha do que expressei no post anterior. Acho lamentável, hipócrita e patético que a MAC e a Rodarte tenham explorado um problema social com fins comerciais. Dar uma aura etérea e romantizada ao feminicídio para promover maquiagem? Sem chance para mim. Se a MAC e a Rodarte estivessem realmente interessadas nos problemas de Juárez, deveriam ter procurado uma forma de ajudar. Tão simples, ora. Abraçar causas sociais e/ou ambientais não deixa de ser uma estratégia comercial para as empresas, todos sabemos disso, mas há mil formas de fazê-lo. Então, não venham com esse papo de gerar discussão sobre o problema e conseguir visibilidade, blábláblá.
Nesse caso, o gosto que fica na boca é o do oportunismo publicitário: vamos criar um pouquinho de polêmica e conseguir que falem muito da nossa coleção? Mídia espontânea é o que há. Sem citar a falta de sensibilidade, a irresponsabilidade e inclusive o escárnio. Desculpem-me, mas é impossível acreditar que a intenção era nobre. Essa justificativa não funciona e está tão batida quanto a fórmula publicitária de “conseguir repercussão a qualquer custo”. Não é só porque uma marca gera polêmica e consegue atenção para o seu produto, que o saldo final vai ser positivo. Se todo mundo falar mal, como fica? Não fica. Aí está, linha cancelada.
Para mim, foi impossível não fazer uma analogia. Imaginem se a MAC lançasse uma linha de maquiagem inspirada no Brasil: sombra Crack, batom Comando Vermelho, blush Periferia Reprimida, base Poluição, gloss Chuva Ácida, esmalte Amazônia em Chamas. Seria lindo. Todo mundo ia adorar, né? Então.
Para finalizar, vamos definir os papéis: você está aqui para vender maquiagem, fotografar editorial, promover uma marca, ganhar dinheiro ou para brincar de ONG?
UPDATE: recomendo este excelente post sobre o assunto, o mais completo que li até agora na blogosfera brasileira.
Deborah Morais disse:
ÓTIMO post. Concordo, desde o começo achei tudo isso uma palhaçada. O pior de tudo é que eu tenho certeza que se a coleção fosse lançada tooooooodo mundo ia comprar e postar videozinho “haul” no youtube falando maravilhas dos produtos… ainda bem que cancelaram. Mas não adiantou nada essas desculpas, já ofenderam quem tinham que ofender.
dechanelnalaje disse:
Obrigada, Deborah. Numa tentativa de ver o lado bom, pelo menos a associação não aceitou o dinheiro deles, os consumidores se manifestaram e eles acabaram cancelando a coleção. Seria beeeeem pior se eles não tivessem cancelado e que hoje o youtube estivesse infestado de tutoriais de como fazer um visual com aquela sombra sangrenta baphônyka e coisas do tipo.
Deborah Morais disse:
hahaha com certeza!!!!!! Fiquei feliz quando vi que não aceitaram, muito bem.
Sangrenta baphôyka com certeza hauahua, com essas palavras… não só no youtube, mas tbm nos blogs “baphosssss” por aí que a gente conhece….
Deborah Morais disse:
E a foto dessa modelo com essa cara de cadáver aí, anoréxica, não sei que beleza tem nessa foto, não entendi. Vá a pqp Mac e suas declarações de merda.
Glauce disse:
Acho que os editoriais de hoje não precisam mais de beleza, já reparou? modelos bonitas pra quê?
Julie disse:
Oi Dechanel! Menina, que post bapho! Eu já tinha ouvido falar dessa polêmica e peguei o bonde andando (quando soube a MAC já tinha cancelado a linha). Concordo com você quando diz que foi um super desrespeito da marca com a situação das mulheres da cidade! Ficou com cara de oportunismo mesmo! Muito triste ver que tem marcas que simplesmente não se importam com nada além de vender…
beijos
dechanelnalaje disse:
Pois é, Julie: vender. Vender e ponto. Beijos!
Jacqueline disse:
Eu não sei mesmo onde o mundo publicitário vai parar. Onde a falta de SENSO vai parar. É uma tristeza.
dechanelnalaje disse:
Oi, Jacqueline. O que mais faltou nessa coleção foi bom senso. Em todos os sentidos.
Pingback: Tweets that mention mac, rodarte, feminicídio, frivolidade e polêmica « De Chanel na Laje -- Topsy.com
Ricota Não Derrete disse:
“se deu certo com a Benetton, por que não daria com a gente?”, eles devem ter pensado. Eu tenho um grande problema com glamurização da miséria (chego até ater abuso de Sebastião Salgado) e a moda é muito reincidente nisso.
Sem desculpa de ser arte (desculpa que também seria insatisfatória, na minha opinião) ou jornalismo, eles vão, fotografam pessoas miseráveis com guarda-chuva maior que a renda anual delas e publicam como conceito.
Aliás, fotogrfar modelos esquálidas, independente do tema das fotos, não deixa de ser glamurização de miséria, da decadência física de meninas que não devem nem menstruar, já que aos treze, catorze anos pesam metade do que precisavam pra ser saudáveis. Ditadura da moda sobrevivendo mais de 50 anos depois de quando anunciaram sua “morte”.
dechanelnalaje disse:
Exatamente! Benetton é a palavra que vem à minha mente quando penso nessas estratégias (ultrapassadas, na minha opinião). Eu também odeio romantização de pobreza, acho uma ode ao conformismo.
Marcella disse:
Belíssimo texto. É realmente lamentável como algumas empresas buscam holofotes de maneira desesperada e totalmente irresponsável. O caso MAC/Rodarte só evidencia a falta de sensibilidade com causas sérias. Acho até irônico uma marca de cosméticos não se atentar ao fato de que as vítimas dessa tortura são seu público alvo. Nesse caso em especial a vontade de chamar atenção foi repugnante. Enquanto as mulheres de Ciudad de Juaréz são vistas como “um nada” para algumas empresas são vistas como “cifras”. Lamentável!
Parabéns, Dechanel!
Abraços.
dechanelnalaje disse:
Pois é, Marcella… lamentável mesmo. Algumas empresas acham que vale tudo para conseguir a atenção do holofote e acabam queimando o filme.
Clara disse:
O tema não só NÃO foi comentado pelos blogs brasileiros como muitos fizeram pouco caso e ainda lamentaram não ter acesso aos “lindos produtos da coleção”.
Eu sinto vergonha. Eu sinto um nojo imenso de quem não enxerga a tragédia, de quem insiste em ignorar a triste realidade a que tantas e tantas pessoas ainda são submetidas.
Milla disse:
Pois é, Clara, foi o que me deixou mais “passada”, a reação das consumidoras, que tiveram as manhas de ficarem ofendidas e reclamarem tanto da “patrulha ostensiva” quanto da “perda dos produtos lindos”. Eu fico impressionada com esse tipo de reação, e mais ainda de saber que não foram poucas ou isoladas. Teve MUITA gente revoltadinha porque não pôde ter um blushezinho “cor de sangue” para dar um “ar de saúde” nas bochechas…
Fala se não é p/ lavar as mãos e dizer “desisto”?
Nina disse:
Milla, pior que eu tb acompanhei o “drama” que algumas gurias fizeram por não poderem mais comprar os “it produtinhos” , e assim como vc, fiquei “passada”… definitivamente, dá vontade de desistir!!!!!
Passo mal e não é exagero!
Manu disse:
Concordo, achei horrível este post: http://msn.lilianpacce.com.br/home/linha-rodarte-mac-cancelada/
O pior é o ultimo comentário que dizia que todas saiam perdendo, pois nós deixamos de ganhar produtos lindos e as mulheres de Juarez deixaram de ser HOMENAGEADAS! é de de vomitar não?
Manu disse:
Desculpe mandei o link errado http://msn.lilianpacce.com.br/beleza/rodarte-mac-linha-cancelada/
Bjos
dechanelnalaje disse:
Clara, Milla e Nina, estou passada com o que vocês relataram. Que cada um pense o que quiser, que cada um tenha a sua opinião, mas o meu estômago também tem o direito de embrulhar, né?
Fernanda disse:
Meu Deus…to chocada com tanta insensibilidade, tanta estupidez…O post dessa Lilian Pacce é fútil, leviano e tendencioso.
Não acredito que as pessoas fizeram essas declarações sobre a perda de “lindos produtos”. Deviam ter ficado caladas, asssim ninguem saberia o quanto eram burras.
Eu adoro a MAC…mas quando vi a noticia fiquei tão decepcionada, tive vergonha…Senti vontade de não querer usar mais nada da marca.
Mirela disse:
Mas que barbaridade, guria!! Nao estava sabendo de nada disso, ate porque nao ligo pra maquiagem, mas to horrorizada. As Macmaniacas, entao, cheias de massa corrida na cara, carentes de massa encefalica….
dechanelnalaje disse:
Oi, Mirela. Pois é, pelo visto teve macmaníaca que defendeu a campanha. Bom, pelo menos nem todas têm essa mentalidade. Eu leio o blog de uma maquiadora que é fã declarada da MAC e ela achou a coleção um absurdo.
Isabel disse:
Nada a fazer, as empresas continuam e continuarão a explorar o mal, desde que venda é o que lhes interessa. Felizmente neste caso houve pessoas que bateram o pé e tomaram uma posição a favor das mulheres de Juaréz, mas a maior parte das pessoas não querem nem saber dos outros, preocupam-se só com o ”mundinho” em que vivem, cheio de glitter, cor de rosa, algodão doce, e outros tópicos frufru.
Basta pegar em qualquer jornal e vê-se páginas e mais páginas de mortes, violações, pedofilia, acidentes ambientais, os pobres cada vez mais pobres e os ricos mais ricos, e mesmo assim vê-se vários editoriais de uma pressuposta moda a bater sempre na tecla da submissão das mulheres, das modelos semi nuas (algumas com menos de 16 anos), mulheres a serem enterradas com os sapatos, caras pálidas e anorexia, é tudo uma grandecíssima fachada de glamour.
A moda já não é mais o que era (há muito que não é), e provavelmente nunca mais vai voltar a ser, é verdade que as coisas tem que evoluir, mas precisa de seguir esse caminho tão vazio, cheio de clichés, falsidade, e plasticidade?
Enquanto houver gente a comprar esses produtos, essas empresas não mudarão de atitude, só resta, para aqueles que tem dois dedos de testa, não compactuar com isso.
dechanelnalaje disse:
É, Isabel, Muita gente bateu o pé, sim. Algo que pode nos dar um pouco de esperança, né?
Marina disse:
Oi Dechanel! Minha irmã mora em El Paso, cidade fronteira com Juarez, e conta como tudo tem piorado diariamente. Há uns dois finais de semana atrás, 45 pessoas foram assassinadas. Pessoas comuns, que estavam andando na rua. E além de matar, eles esquartejam as pessoas e espalham seus corpos pela cidade. É uma coisa simplesmente horrorosa, parece mentira. Ela tem inúmeros amigos mexicanos, alguns deles que ainda moram em Juarez ou cidades vizinhas, e a grande maioria deles está mudando-se para os Estados Unidos com toda a família por conta da violencia tamanha. Um amigo dela, o Antonio, teve em um mes, a sobrinha de 13 anos sequestrada, a ex-mulher sequestrada e violentada, e um amigo morto. Tudo gratuitamente e de pessoas sem nenhum envolvimento com tráfico ou policia.
Acho que se a MAC quisesse ter chamado atencao para Juarez deveria evidenciar a alegria e esperanca que toma conta do povo. É lógico e incontestavel que estao passando por um momento terrivel, com muito medo e dor. Mas que povo alegre, que contagia! Deveriam mostrar, a luz no fim do tunel, a luta de homens e mulheres contra toda essa violencia, a cultura coloridissima, a música, a comida. Tanta coisa boa pra evidenciar apesar de tudo.
Com certeza foi uma campanha infeliz, que podia ter sido bem sucedida se tivesse tomado outro rumo.
Ótimo poder sempre debater esses assuntos aqui DC! Beijos.
dechanelnalaje disse:
Oi, Marina. Eu tenho uma grande amiga de Querétaro, adoro o México. :-) Nossa, que horror isso que você relatou, quanta violência! Coisa triste. Concordo com vc, a cultura mexicana é tão interessante, o povo é animadíssimo, realmente haveria muitas coisas legais para destacar e a linha poderia ter sido um sucesso. Com tanta apelação e oportunismo, o tiro saiu pela culatra. Beijos!
Amélie disse:
Meu deusssssss nem fiquei sabendo desse bafafá..estou chocadaaaaaaaaa!!!!!!
dechanelnalaje disse:
Eu também, Amélie…
Nina disse:
abe, infelizmente os valores andam beeem trocados, as pessoas – principalmente aqui no Brasil – acham lindo, moderno, forte e inovador um terror desses que essas empresas gringas fazem (vai a Natura fazer algo do gênero aqui…), masss, olha que curioso – ou hipócrita – lembrei do caso – e do bafafá – do Stalone, onde ele simplesmente disse beeeem oq ocorre no Brasil: “explodam tudo e ainda lhe daremos um macaco”…agora imagina se a MAC ou qq outra linha experimenta-se fazer isso aqui, bem como vc disse…sera q a mulherada curtiria e escreveria nos blogs o qt quer a tal sombra na suas “wish list “? E já até pensei em outro editorial shooowww prá MAC que venderia horrrooores aqui: ” toda brasileira é puta”…já pensou que “it moderno” seria o editorial??? ARGHT
Acho que enquanto a gente – e não entenda isso como apelo político, moral, sei lá oq – continuar a achar que coisas que não possuem a MENOR graça pq tratam de SOFRIMENTO ALHEIO – seja ele de qq gênero – algo “moderno, inovador, lindo, etc”, caminharemos cada vez mais para um imenso caaaosss, muito maior que esse que já vivemos…
Assuntos como esse e tantos outros, merecem e precisam de SERIEDADE de RESPEITO, e não de panfletagem barata as custas de outras pessoas… Sendo assim, prefiro os editoriais “sem graça” que vemos nas revistas, dq ver alguém LUCRAR E SIMPLESMENTE LUCRAR com a desgraça, dor, sofrimento alheio…
(PS. desculpa pelo palavrão!)rs
dechanelnalaje disse:
Nossa, Nina, se tivessem feito algo parecido com o Brasil, nem imagino como seria a repercussão…
E você tem toda razão: rola uma puxação de saco generalizada com as marcas estrangeiras no Brasil. Em muitos países, a MAC é simplesmente mais uma empresa que fabrica maquiagem. No Brasil é A Empresa, O Templo, A Entidade digna de culto.
Mirella Bastos disse:
“Se desde o começo eles tivessem declarado que uma parte da verba se destinaria a ajudar, e tivessem feito a campanha de uma forma humana e com o aval das associações, tudo bem.”
Sinceramente não entendi sua colocação. Então, quer dizer que os fins justificam os meios?? Ou seja: Se a MAC antes de lançar a campanha tivesse dito que parte da venda dos produtos seria revertido para as associações, etc., não teria gerado toda essa ira, como também você não teria escrito esse artigo, é isso? Sinceramente, não entendi a sua colocação acima.
De qualquer modo, gostaria também, independente das desculpas esfarrapadas por parte da MAC, deixar aqui registrado o meu repúdio em relação a esse tipo de campanha, pois não acho que existam FINS que justifiquem esse tipo de campanha publicitária!!!!
E acho que deveria existir um Órgão ou Associação Internacional dos Direitos Humanos que pudesse aplicar multas milionárias em casos como esse da MAC ou do editorial Water & Oil da Vogue Itália, para quem sabe assim coibir coisas absurdas desse tipo.
dechanelnalaje disse:
Oi, Mirella. Eu nunca afirmaria que essa campanha se justificaria se já tivesse sido idealizada com o fim de ajudar. Essa campanha é nojenta e injustificável. O que eu quis dizer foi o seguinte: se a intenção da MAC/Rodarte realmente fosse a de abraçar a causa e ajudar de alguma maneira efetiva, eles poderiam ter idealizado qualquer tipo de campanha/ação [humana, sensível] em parceria com alguma organização séria, como milhares de empresas fazem, entendeu? Se eles tivessem feito uma linha de maquiagens inspirada no México, sem nenhum tipo de apelação desnecessária, e quisessem destinar uma parte do lucro para alguma associação de apoio às mulheres de Juárez, você veria algum problema nisso? Eu não veria, sinceramente. Seria uma ação que entraria na política de responsabilidade social e corporativa da empresa, algo normal.
O problema dessa linha de maquiagens não é apenas a campanha publicitária. A linha em si foi idealizado de uma forma asquerosa, ridícula. Basta ver o discurso da Rodarte. Nenhuma associação daria o aval a essa apelação. Era óbvio que eles não tinham o menor comprometimento com a causa, eles apenas exploraram o drama e ponto. Se eles estivessem comprometidos, logicamente nunca fariam uma campanha como essa. Só que infelizmente essa não era a intenção. Espero que agora eu tenha me explicado melhor.
Um beijo.
Samantha disse:
Lembrando inclusive que a MAC fez aquela campanha com a Lady Gaga e a Cindy Lauper, com parte da renda revertida para auxiliar pessoas soropositivas. Aquilo foi muito interessante e eu adorei as fotos da campanha.
Quero dizer, eles acertaram naquela ocasião.
Esther disse:
Que bom que os posts voltaram, ja estava com crise de abstinência.
Sobre esta campanha concordo com vocêm, foi de péssimo gosto uma verdadeira afronta não só as mulheres daquela cidade mas a própria condição feminina. É uma pena que nossa blogosfera seja tão omissa e hipócrita. Tudo bem gostar da marca mais fingir que ela é perfeita é exagero. Achar que todos os editoriais e/ou campanhas das grifes gringas são maravilhosos é uma chatice que embrulha o estomago.
Carla disse:
Oi Dechanel! ADOREI o post! Eu já tinha lido sobre todo o bafafá log de início na temptalia. É realmente um NOJO o que eles fizeram, e o pior de tudo é que eu gosto da MAC, é a marca de maquiagem com a qual me dou melhor.
O que eu acho mais incrível são essas blogueiras que ficam se lamentando porque perderam o produto “ma-ra”: eu também queria muito os produtos, mas assim que fiquei sabendo o nome deles, ha, eles automaticamente viraram nojentos, feios, HORROROSOS! Eu que não ia dar um centavo para apoiar essa falta de humanidade/bom senso/solidariedade/índole.
dechanelnalaje disse:
Nossa, eu preferia não acreditar que teve gente se lamentando pelo cancelamento da coleção, mas infelizmente eu acredito. E sinto muito pela alienação dessa gente.
Pelo menos, me anima saber que os primeiros que se manifestaram contra a linha foram os próprios blogs. Nem tudo está perdido. :-)
Samantha disse:
Infelizmente a explicação para este comportamento pode ser:
– desconhecimento: muitas meninas deslumbradinhas por MAC não sabem o drama de Ciudad Juarez;
– falta de empatia: “elas estão longes mesmo, não conheço ninguém no México, o que tenho a ver com isso?”
Mariana disse:
Oi, meio com pressa, mas depois volto para comentar melhor.
Só para dividir com vocês:
http://www.mujeresdejuarez.org/
Este é o site de uma das organizações que lutam pela causa das famílias das mulheres de Juarez que foram mortas e violentadas.
É bom para todo mundo ler e ver o que acontece de fato por lá. Coisa que creio que o povo da Rodarte e da MAC não fez.
Ah, tem em português!
dechanelnalaje disse:
Obrigada pelo link, Mariana. Que horror essa situação. Quanto mais leio sobre o feminicídio nessa cidade, mais nojo sinto dessa linha de maquiagens Mac/Rodarte. Quanta apelação desnecessária.
Cely disse:
Quem consome MAC? Quem absorve a maioria dessas sandices mercadológicas das marcas sem contestar? Se ninguem tivesse se manifestado, estariam bombando inúmeros tutoriais no Sr. youtube com esses conceitos, senão macabros, definitivamente perversos. Mas como ouvi alguém dizer a pouco: Por que deveria me indignar? Não é comigo…
dechanelnalaje disse:
Por isso eu falo de brincadeira que existe a Igreja Universal do Reino da MAC. Algumas fanáticas pela MAC [insira aqui qualquer outra marca] não questionam absolutamente nada, acham tudo legal. Agora, lamentar pelo cancelamento da coleção? Poupem-me dessa vergonha alheia.
Liége Costa disse:
Olá De Chanel!
Sempre passo por aqui para ler seus posts, mas nunca comento.
Já tinha lido sobre essa polêmica da Mac no site da Julia Petit. Além de ficar revoltada com a campanha, os comentários deixados lá são revoltantes! Claro, nem todos os comentários são fúteis, mas fiquei assustada com a quantidade de pessoas completamente alienadas, que não sabem o que se passa em Juarez e pior, não conseguem tirar os olhos de seus umbigos e enxergar o sofrimento alheio! Só se preocupam com o batom que deixarão de comprar.
Obrigado por nos fazer refletir!
Iza disse:
Até agora eu não consigo acreditar que essa estratégia doentia foi mesmo posta em prática. O pior é que eu achei que a polêmica era porque um esmalte se chamava Juárez. Foi essa parca informação que eu li no Petiscos e só nele, dentre os blogs que eu dou uma lida de vez em quando. Eu não sabia do feminicídio nessa cidade. Sabia em outros locais do mundo, como em uma cidade/aldeia africana onde as mulheres precisam pegar na lenha na floresta para cozinhar e estupradores ficam escondidos para atacá-las e roubá-las. Se você soubesse como essas mulheres aparecem no hospital para se tratarem. É de você sentir medo do mundo em que vive e com quem vive como nunca antes. Essa coleção Rodarte/Mac é macabra demais e doente. Olha essa modelo. Onde se vê beleza nisso? Maquiagem não é pra deixar o mundo mais bonito? Moda não é pra você se expressar também pela roupa que usa? Destacar o que você tem de mais bonito em seu corpo, a sua beleza que é única. Liberar sua imaginação. Cadê??
Ca disse:
Mariana, obrigada pelo link. Interessante ver como a banda toca. Lendo esse link, me dei conta do quão banal é a vida da mulher. Vejamos o caso do massacre de Srebrenica na Bósnia, houve forte presença da ONU, os algozes são punidos sempre que se encontra um “Escorpião” até então escondido e o Tribunal de Haia trabalha arduamente, já em Juarez o que se vê é um povo migrando clandestinamente em massa para os Estados Unidos, não em busca do “American Dream”, mas em busca de sobrevida.
Pode-se usar a desculpa que o caso “Juarez” não deve ser pauta da agenda dos orgãos internacionais competentes por não se tratar de crime político ou por não haver uma questão étnica por trás, o que me faz pensar que crime só é crime quando é mal feito e deixa rastro. Ou seja cometer um holocausto, deixa muito na cara, já violentar e matar mulheres diariamente começa a fazer parte do costume e cotidiano de Juarez, logo não há problemas e um dia todos se acostumarão.
Há um mal a ser combatido, sobretudo na América Latina, o sexismo. Seria muito bom ver blogs, revistas femininas, e a indústria da moda colocando isso em pauta, mas infelizmente isso nunca vai acontecer, já que esse meio se acostumou à futilidade pela futilidade e quando “parecem tentar” passar qualquer mensagem de mudança caem nesses horrores que temos visto ultimamente, no fim das contas é melhor que essa gentinha sem caráter viva unica e exclusivamente para embornais, pó de arroz e paninho grifado mesmo. Já dizia minha avó: “Não pode ajudar, ao menos não atrapalhe”.
Carol disse:
por isso que um episódio de South Park entra muito bem aqui – não me lembro exatamente qual é, mas a mensagem ficou. se você matar gente da sua própria gente e essa gente não faz falta, não tem problema… :)
é assim que o mundo vê essas coisas. Sudão tá aí pra mostrar como funciona.
yasmim ferreira disse:
é o episódio q eles dizem q vc só pode fazer piadas sobre negro se vc tbm é negro.
Bruna Mota disse:
É realmente lamentável o rumo escolhido para algumas campanhas publicitárias. Ainda mais diante de tantas ferramentas e oportunidades disponíveis e da possibilidade de explorar o reconhecimento para a realização de campanhas sociais, ou pelo menos, conscientização…
Apesar de ter pouquíssimas maquiagens da MAC, gosto de seus produtos e fiquei decepcionada, como consumidora e como futura administradora, em ver como uma empresa/marca tão conhecida se desvia sem considerar as consequências e desumanização de suas ações.
De Chanel, seu blog está cada vez melhor!
paola scott disse:
Gente, eu sou tão pouco ligada em maquiagem que nem sabia desse acontecimento! Triste isso, não? Aproveitando pra fazer um comentário sobre seu último post , impossível não lembrar do que Joãozinho Trinta disse lá atrás: quem gosta de pobreza é intelectual. Parodiando: quem gosta de desgraça é fashionista…
Tudo pra aparecer!
paulinha disse:
O filme ” cidade do silêncio” trata do tema de forma hollywoodiana, mas é uma referência interessante para quem não conhece o drama da região…
É um nojo mesmo esta publicidade, e eu continuo sem entender o objetivo da campanha…
wilma disse:
coisa horrorosa.. revirou meu estomago…. como pode …eles estao colocando a morte e adestruicao conmo produtos normais a serem consumidos .banalizando totalmentre o sofrimento e a miseria alheia como se fosse insignificante e banal.. como se fosse mais um tema para se fazer maquiagem… parece que o desejo desses grandes grupos economicos é a morte e a destruicao de populações.
Rubia disse:
A primeira coisa que me vem à cabeça quando penso nessa campanha da mac/rodarte é como um diretor, presidente ou sei lá o que autoriza uma campanha dessas? Não sei como funcionam as grandes empresas, e penso que alguns “criadores” poderiam sugerir algo tão horrível quanto esses, mas cadê o bom senso do responsável pra bater o martelo e falar que a coleção vai sair falar com esses idealizadores: vcs estão ficando doidos? Pq só isso que dá pra pensar vendo uma campanha como essa.
Sem querer ser repetitiva nos comentários e concordando com tudo o que foi dito, maquiagem é feito para ser alegre, pra vc se sentir mais bonita e coisas do tipo, então como alguém quer vincular maquiagem a uma situação dessas? Puro oportunismo em cima do sofrimento alheio.
É muito revoltante e repugnante. E o que mais choca é a resposta dada pela rodarte.
Na verdade, vendo alguns comentários dos “irmãos” da Igreja Universal do Reino da Mac (eu gosto da mac mas peralá!) no blog da julia petit fiquei chocada!! Li coisas do tipo: “ah, falta humanidade (?!) na pessoas que criticaram a mac por causa dessa campanha!!!!”
O mundo tá perdido mesmo.
Rafa disse:
Basta olharmos para a história para entendermos como é humano encontrarmos gozo no chocar-se. O circo romano mobilizava multidões nos estádios vibrando com humanos que davam seus últimos espasmos musculares já com os dentes felinos dilascerando suas carnes. Multidões também acompanhavam as execuções da Inquisição que queimava ainda em vida aqueles que da igreja discordavam. Hoje no mundo civilizado ainda temos apego ao sadismo. Quão numerosos são os jornais sensacionalistas que exploram crimes até a exaustão? O G1, da Globo, um site que suponho ser muito visitado e exatamente por isso deveria primar pela ética e respeitabilidade é um exemplo disso ao ignorar pesquisas científicas que apontam para o fator imitação como desencadeador de diversos tipos de crimes. Inúmeras são as vezes que no G1 em que figuram manchetes em letras garrafais que estampam coisas do gênero: “Mulher foi atropelada no interior de Minas”. Isso deveria ser notícia? Não, caso o povo não se deleitasse com ela. Uma pessoa foi atropelada e o jornal que agora trabalha para saciar a sede de sangue do homem e não para informar, poderia funcionar como um horóscopo e “Uma pessoa foi atropelada” poderia figurar nos jornais hoje ou daqui a um mês e reaparecer não importa quando pois certamente isso terá mesmo acontecido em algum lugar naquele mesmo dia, não é preciso nem averiguar. Quando realmente acontece um crime bárbaro aí sim é que o deleite é grande, o lucro é alto para a mídia e quando os Nardoni foram finalmente sentenciados deixaram vários órfãos na frente da TV e as pessoas, como os romanos saindo dos estádios desligam seus televisores ainda refazendo trechos em suas cabeças num post coitum ainda satisfeito, mas já quase novamente faltante. Os idealisadores dessa campanha não precisaram ser geniais para perceber não só isso, mas também o quanto a mulher é afeita a um tipo particular de sado-masoquismo. A década de 90 foi a década da princesa da Inglaterra que não conseguia ser feliz era depressiva e anoréxica e da drogada Kate Moss. Os personagens das novelas que mais fazem sucesso são em geral uma vilã ou uma mulher muito sofredora e os personagens das piadas são sempre uma sogra incoveniente e nunca um sogro, pois o feminino é sempre mais afeito à fofoca, à inveja e à difamação. As mulheres sempre tão ocupadas em sofrer e fazer sofrer certamente adorariam consumir o próprio sofrimento feminino das mulheres de Juarez e que desejos inconscientes não estariam implícitos num presente que leva o nome da Meca do estupro que uma mulher dá à sua cunhada ou a si mesma? Os idealizadores da dita campanha publicitária devem ter raciocinado nesta linha.
Everyn Palhares disse:
Perfeito comentario Rafa.
Aqui no Paquistao estah acontecendo um caso que retrata muito bem o que vc disse…
Dois jovens irmaos (INOCENTES) foram linchados, tiveram seus corpos pendurados como se fosse um pedaco de carne no acougue e depois os algozes ainda os colocaram em carro aberto para um desfile na cidade (Sialkot)…
TUDO isso EM FRENTE A DELEGACIA DE POLICIA, com os POLICIAIS assistindo completamente inertes e uma multidao em volta e ninguem, absolutamente ninguem fez nada para impedir o massacre, que se estendeu por 3 horas de violencia gratuita, uma selvageria sem precedentes…E tudo isso em plena luz do dia e os espectadores do circo de horrores, filmando tudo com seus mobiles como se fosse mesmo um freak show…
O caso teve repercussao nacional e internacional e a populacao se revoltou e esta implorando por justica, fazendo inumeros protestos e tals
Mas como vc disse, essa “sede de sangue” nao eh de hoje, vem desde os tempos mais remotos…Eh inerente no ser humano essa atracao (ou curiosidade morbida) por estorias escabrosas, catastroficas, etc…e a midia/industria sabendo disso, obviamente vai achar um jeito de explorar a miseria humana de alguma forma, sob qualquer pretexto…
Jah reparou que noticia “boa” nao da ibope? Pois eh…
Mas eh extremamente lamentavel uma marca “formadora de opiniao” como a MAC, que se diz tao engajada em campanhas contra a AIDS etc, se vender tao baixo… Deveriam ter tido ao menos uma posicao coerente com o que eles pregam ser…
Rafa disse:
Interessante o que você contou aí do Paquistão. Acredito que haja a presença do sadismo onde quer que se juntem dois ou mais seres humanos. Em maior ou menor grau isso vai ocorrer, na ficção ou no real. A exploração comercial dessa sede de sangue se dá discaradamente nos filmes violentos do cinema, legítimo pois é vendido como entretenimento. No jornalismo a exploração comercial da notícia é travestida com o clássico: “estamos retratando a realidade”, a mesma justificativa que serve aos que produzem as novelas da globo que propagam a traição, a violência e a imoralidade insentando-se da responsabilidade que engedra o fato de terem a visibilidade que têm e o tempo de exposição que têm, da primeira à última novela devem ser quatro horas diárias que fazem do conchavo, brigas, baixarias um verdadeiro mantra. Uma ferramenta perfeita para alimentar qualquer vício humano para lucrar dessa forma ou para pregar uma moral. Uma moral torta é ainda uma moral. No mundo empresarial o mais conveniente é jogar com o sadismo e travestir esse fato de “engajamento”. Estão engajados no próprio lucro.
Gizelli Sousa disse:
Nunca usei nada da M.A.C. porque temos ótimas marcas nacionais, não faço questão. Ter o Snob na minha necessaire nunca foi prioridade na minha vida. Eu acho que todos os que tentam chocar querem ser um pouco como a Benetton, mas não conseguem por um motivo, a Benetton não choca para chamar a atenção para problemas ambientais ou sociais.
Quando a Benetton coloca na Campanha uma imagem de um portador de AIDS em estado terminal, ela não quer sensibilizar ninguém. Quando se reclamou da imagem da campanha, a Benetton disse: “Mas a imagem nem é nossa, compramos de um jornal de grande circulação”.
Ou seja, a idéia é DEVOLVER as máscaras da sociedade: se uma imagem de um drama tão particular é mostrada num jornal impresso ela é aceita, mas se é mostrada num outdoor ela é repudiada. No final das contas, o drama é o mesmo. A idéia é chocar por chocar, para alimentar a imagem “rebelde” da marca.
Se é para chocar que seja assim, não é? Esconder-se sob a fraca alegação de querer sensibilizar é uma atitude digna de covardes. Não estou dizendo que a atitude da Benetton é boa, mas certamente não foram hipócritas.
Carol disse:
eu imagino a reunião em que as rodarte tiveram com os executivos da MAC pra vender essa idéia. na minha cabeça essa reunião se passa assim: as rodarte , como boas “artistas”, imaginando que falar sobre Juárez seria uma idéia *in-crí-vel*, porque leva o nome da cidade pro mundo, faz as pessoas conhecerem o drama da população. tiraram essa idéia de um pequeno spot que o telejornal fez há uns dias atrás sobre a violência, que não entrou em muitos detalhes.
o pessoal da MAC acha *lindo*. aplaude. aí as rodarte sacam seus sketchs – o pessoal da MAC fica meio tenso. elas explicam que a idéia é passar o horror da mulher sofrida, a violência do ser humano para ser humano, blablabla whiskas sachet. algumas pessoas da MAC continuam tensas, outras começam a pensar “hum…….. interessante”. até o momento em que algum “gênio” vira e fala: “pois é, nós temos em mãos um contexto social interessantíssimo! é uma forma que temos de mudar as coisas, de colocar luz ao problema, de mostrar ao mundo que as coisas não estão bem!”.
aí amigo, virou estória. as *merdas* acontecem assim em todas as empresas, em qualquer área, em qualquer contexto. é só vir um com uma idéia “interessante” e logo, logo, através de palavras bonitas e longas, jargão humanista, que as idéias viram projetos, e os projetos viram realidade. tem sempre um jumento pra comprar a idéia e levantar a bandeira.
e a bandeira encontra espaço por causa de outros problemas: pessoas que estão em cargos inferiores e que tem medo de levantar a sua voz contra o chefe, pessoas em cargos superiores mas que não foram bem treinadas para estar nesse cargo e aceitam quase tudo que for jogado em sua mesa, “artistas” que acham que são veículo de transformação social… e por aí vai.
isso tudo é justificativa? de jeito nenhum. só pra mostrar que a falta de sensibilidade pura e simples não é o que acontece em um caso desses. tem muita ineficiência e incompetência envolvida também. :)
Camila disse:
Mais uma vez, um texto impecável!
Eu li muito a respeito desse tema nos sites gringos, e em um deles a blogueira dizia, de forma muito bem pontuada, e se a MAC criasse uma coleção em “homenagem” ao 9-11??? Com batons de nomes “A Queda” ,”Torres Gêmeas”, e um esmalte chamado “Al Quaeda”?!
Será que o governo dos EUA aceitariam miseros 100 mil dolares como pedido de desculpas???
Acho que a MAC só fez essa coleção pq tinha a certeza de que não seria punida
Ahhhh e se tivesse uma coleção baseada no Brasil, as MACmaniacas usariam encantadas!Não ousariam discordar da magnanima MAC!
Eu não entendo o fascinio que as brasileiras possuem com a MAC, aqui em Barcelona, não sei se por sorte, ou se é sempre assim,mas nas 2 vezes que passei por um MAC, havia 3 pessoas dentro da loja.
Bom, deixo um beijo pro cê, Dechanes!
Lyanna disse:
Texto excelente e depois de comentários muito bons, não tenho muito a acrescentar, além de afirmar o grande espanto e nojo que senti vendo essa campanha publicitária.
Mais asco ainda sinto de quem idealizou os produtos e fomentou o tipo de divulgação que seria feita. Acredito que eles menosprezam, por completo, a capacidade pensante das consumidoras. Penso ainda, que na opinião deles, somos rôbos movidos por batons, blushs e máscaras de cílios. Somos coisas, portanto engulimos sem questionar o que quer que seja.
Talvez eles pensem isso, porque muitas pessoas do mundo da moda, os fashionistas, se comportam exatamente assim: rôbos teleguiados por farrapos grifados.
E ai de quem questionar o vazio de alguns fashionistas. E ai de quem levantar a questão de que NENHUM blog brasileiro de maquiagem, moda e etc comentou esse assunto.
Será que questionar e pensar não faz parte da “linha editorial” dos blogs brasileiros?
Glauce disse:
Até li em um blog sobre o cancelamento dessa coleção por causa de um “mal entendido” acerca dos nomes dos produtos e o feminicídio em Juárez, mas não sabia do que se tratava.
Realmente faltou bom senso por parte das empresas que só pensam em vender. Não convenceram ninguém de que a intenção era a mais nobre possível.
Bom pra nós, consumidoras, analisarmos qual o tipo de empresa estamos financiando.
Ótimo texto, DCNL!
Carla disse:
A frase que mais me chocou no texto inteiro foi a justificativa nojenta que a Rodarte deu. Celebrar a beleza da paisagem e das pessoas? Desde quando botar um cemitério como paisagem e modelos perfeitas pra um filme de zumbis é celebrar a beleza de alguma coisa? Ainda mais de um país como o México, que é conhecido pelas cores? Só fez mostrar o despreparo e a falta do tal plano B no caso de algo dar errado. Mas aí me vem outra pergunta, será que tanto a MAC quanto a Rodarte chegaram num ponto X de arrogância que tão achando que tudo que elas lançarem vai ser visto com bons olhos e imediatamente virar sucesso, não importa qual for o tema ou quão boba for sua justificativa?
A impressão que me deu é que eles quiseram fazer os consumidores de bobos, mas no final, quem saiu com o chapéu de burro foram eles mesmos.
E quanto ao “se fizessem uma com o tema Brasil…”, acho que não ia virar hit/it por aqui, não. Acho lindo que brasileiro só é patriota em época de Copa e quando falam mal do Brasil.
Mariana Balenzuela disse:
Não vou muito longe. O site de Julia Petit publicou isso. Olhem os comentários:
http://juliapetit.com.br/beleza/cancelado/#comments
Mariana Balenzuela disse:
E olhem esse comentário (realmente, me impressionou):
Marcia comentou em 17 de agosto de 2010 – 12:03
Que pena que foi cancelada…primeiro pq a linha é bonita, sim, e as fotos de divulgação, vá lá que algumas pessoas afetadas e alienadas (burrice mode on) tenham protestado…mas cancelar?
Realmente, lamento muitíssimo, esse tipo de atitude BURRA E PRECONCEITUOSA das pessoas está tornando o mundo em que vivemos uma droga! Lamentável!
Hora de rever conceitos, hein pessoal?
Milla disse:
Detalhe: afetada e alienada é quem protestou, né? Ok, gata do comentário “petit”, vai lá comprar mais produtinhos lindos e coloridos para disfarçar tanta burrice… Nesses casos eu entendo que a pessoa precise muito mesmo de maquiagem… Rs…
Tâmara disse:
Nossa!! É inacreditável!
Ina disse:
To passada…
Samantha disse:
Eu to rindo incrédula aqui desse comentário que você postou, Mariana. Claro, quem questiona é que é ALIENADA. Eu me pergunto se essa pessoa sabe o significado desta palavra. E a comentarista fala em PRECONCEITO. Inacreditável.
Pingback: Moda, que está havendo com você? | A Menina da Tarja Preta
dafni marchioro disse:
Pra mim eles estavam de salto alto, achando que, como a MAC é uma marca adorada e venerada em todo o mundo, as pessoas iam achar a coleção no mínimo curiosa, se não vanguardista. Cairam do cavalo, e foi muito bem feito. Principalmente porque fica claro que quiseram fazer todo mundo de idiota.
Fizessem como a Illamasqua fez:
http://www.illamasqua.com/about/sophie/
Isso sim é abraçar causa!
mari placido disse:
mto boa essa da Illamasqua.
isso sim é abraçar a causa! [2]
Natália disse:
Triste ler tudo isso!
Fico mais chocada de só saber disso tudo agora, pois nenhum, nenhumzinho, site ou blog brasileiro de grande porte comentou o assunto antes!
Dechanel, vou pedir algo! Coloca aquele botão de retweet nos posts, pois assim fica fácil divulgarmos textos interessantes que você escreve!…folgada eu, né? rsrs…
Feliz que tenha voltado, com textos que nos fazem discutir e refletir.
Um abraço.
Lú Ferreira disse:
Ai, eu tinha lido a respeito, mas não tinha conseguido entender o que era a tal situação em Juarez!
Não sei, sou muito boba/inocente ao ficar assustada com a história e pensar que “não é possível que eles tivessem conhecimento disso e fizeram de propósito”?? Porque é muito horroroso se for verdade!!!
Uma leitora havia me pedido um post a respeito, mas como não tinha muitas informações (por mais que tenha lido em sites de fora, realmente n tinha entendido a gravidade da história!), achei melhor não falar nada a falar bobagem… Vou mandar o link pra ela..!
Não consigo acreditar que alguém tenha pensado nisso como estratégia de lançamento, é muito nojento! Ainda bem que mudaram de ideia, acaba que eles chamaram a atenção para o problema, msm essa n sendo a intenção…
BJ!
Camis disse:
Lú, uma vez li num blog ótimo que infelizmente não existe mais – a Marjorie Rogrigues – que nada acontece no vácuo, que há sempre alguma coisa por trás do menor detalhe de qualquer ação humana. E é isso mesmo, as coisas não acontecem sozinhas e a maioria das pessoas (oq é bem assustador) não consegue refletir minimamente sobre nada, quem dirá rebater ou questionar um absurdo desses. Sei que a sua inteção de passar o link para a sua leitora é ótima, mas não seria muito mais interessante abordar criticamente o assunto no blog, para que a maior quantidade possível de pessoas pudesse ler e quem sabe, sair desse comportamento bovino?
Não quero pautar nada (juro!), eu acompanho seu blog e gosto muito mesmo dos seus posts e da sua persona na internet, pq vc é super divertida e mega down to earth. O próximo comentário não se aplica diretamente à vc, mas realmente sinto falta de uma “tomada de posição” da maioria das blogueiras brazucas. A grande maioria se limita a publicar release atrás de release ou falar que determinada coisa é LHYNDA. Mas e aí, tudo é mesmo tão lindo assim? Nenhuma crítica?
Camila disse:
Lu, pelo amor,né?! E vc acha que em uma empresa do tamanho da MAC, alguma coisa é feita “sem querer” ou “sem intenção”?? É muita ingenuidade pensar assim.
A MAC sabia o que estava fazendo, e queria mesmo era LUCRAR com a história.
Eu não entendi a razao de ng ter comentado sobre o caso, por falta de conhecimento de causa, talvez…
Queria ver a MAC, em toda sua ingenuidade, fazer uma campanha do 9-11, e as publicidades seriam americanas loirinhas passando um batom…enquanto isso um avião entrando pela janela! (Vi isso num blog gringo e gostei da ideia!)
Beijos
Ge Fujii disse:
…ola…nunca comentei aqui…mas sempre passo p/ observar opinioes sobre os assunto s…mas como esta campanha da MAC ja me deu TANTA dor de cabeça…vou explicar…trabalho numa ONG em Tokyo que administra abrigos p/ crianças e mulheres que sofreram algum tipo de violencia…por aqui trabalhamos com as chamadas “filhas da mafia”…que por aqui nao e coisa de filme…e se vcs acham q no Jp nao existe isso…GRANDE ENGANO!!!…enquanto levamos anos p/ estruturar um trabalho serio e de grande importancia p/ mulheres em sua maioria vindas de paises asiaticos pobres p/ se prostituir aqui no Jp…firmamos parcerias com outras instituiçoes tbem serias….como algumas do Mexico…Tailandia…Filipinas e por ai vai…vem uma marca q como vc diz Dechanel…brinca de ONG…querer vender seus produtos fabricados vai saber a q custo social, p/ um publico q julga imbecil e manipulavel…e usa da desgraça alheia o “melhor” marketing dos ultimos tempos…a glamurizaçao da pobreza…fizemos varias campanhas por aqui onde o consumismo beira o delirio…p/ mostrar q quem nao questiona e apoia essas iniciativas…se fazem TAO culpado qto quem estupra…mata e joga com seres humanos…depois de muito trabalho vimos q ainda existem pessoas q pensam na moda nao como ou somente o exercicio da futilidade…infelizmente no Br…as coisas vem a passos curtos melhorando…mas ouvi de muitos q ainda fazem de uma simples porcaria de passar na cara, algo mais importante do q a dignidade e fragilidade de uma pessoa, q compraria mesmo assim esse “lixo” produzido pela Rodarte e MAC!
ADORO O BLOG!!!…bjkas tokyotas p/ todos…
Pingback: Polêmica – M.A.C em parceria com a Rodarte « The Style Notebook
Camis disse:
Eu tb vi pela primeira vez esta linha lá no Petiscos e choquei com os comments. É tanta falta de noção, é tanta maquaquice com qq marca gringa…
As pessoas simplesmente não conseguem enxergar nada além da tela do computador e do layout dos blogs…pelamor!
Com relação à coleção, quando vi a sombra/blush/whatever me lembrei na hora deste CD do Metallica:
Pra quem não sabe a lenda da capa, aí teriam sangue e sêmem misturados. Não consigo acreditar em coinscidência, a semelhança não se resume à aparência. A idéia era exatamente glamourizar o estupro e a violência contra as mulheres (honestamente acho que Juárez entrou nessa só para aumentar o burburinho, pq mulheres são mulheres aqui ou lá).
NÃO DÁ PARA ACREDITAR!!!
E tem gente que ainda acha normal defender uma marca (comoassim?????).
E pra finalizar: a MAC é uma grande porcaria, nunca entendi o hype em cima de produtos tão normais. As parcerias podem ser boas, mas a qualidade dos componentes dos produtos, sei lá. Deixam muito a desejar quando comparamos com outras marcas (muitas vezes até mais baratas).
De Chanel, amo amo amo seu blog!
Luh disse:
Adorei o post… eu tinha lido sobre isso, mas lendo com mais atenção fiquei (mais) besta!
Pior é pensar em pessoas que comeriam ovo o mês inteiro só pra poder pagar esses makezinhos inspirados nas custas de mulheres inocentes!
Tâmara disse:
Ótimo post! O melhor que vi até agora sobre o assunto… aliás, o mais realista, que não teve medo de falar da falta de caráter da MAC e da Rodarte!
Gente, isso é muito chocante… foi o fim! E pra quem ainda não caiu na real (será que é possível? Acho que sim!), precisa ler essa analogia que vc fez!!
Kelly disse:
Concordo com tudo o que disseste no post.
O mundo precisa abrir os olhos para marcas que não estão preocupadas com situações humanitárias/ambientais e utilizam essas questões para (somente) terem o lucro. Esse lucro visto como algo acima de tudo.
Gostei muito de ver que essa linha foi cancelada, o que quer dizer que as pessoas estão se dando conta que o consumo tem um limite, que a propaganda tem limite.
Larissa disse:
Acho de extremo mau gosto, mas tentando dar uma de Polyanna e ver algo de positivo, acho que esse caso mostra pra gente que sim, as marcas estão cada vez mais sem noção, mas há uma pequena luz no fim do túnel: a sociedade civil respondendo e fazendo com que no final a coleção fosse cancelada.
Concordo que a assessoria de imprensa/relações públicas/whatever da MAC errou feio ao lançar algo desse tipo sem prever a polêmica e sem ter um plano de gerenciamento de crise. Coisas como essa acabam com a reputação de uma marca e nem dá pra calcular o valor e tempo que se gasta depois tentando reverter – isso, claro, partindo do pressuposto que os consumidores tenham noção das coisas, o que deve ser uma pequena parcela da típica consumidora MAC.
Esse movimento de vigilância dos consumidores e do terceiro setor em geral tem crescido muito rápido e embora às vezes também tenha seus pontos negativos com posições exageradamente radicais, a tendência é que cresça ainda mais.
O triste é ver o quanto o nosso país ainda é atrasado nesse ponto: este blog mesmo (de Chanel na Laje), é uma novidade por aqui enquanto nos países mais desenvolvidos já existem blogs desse tipo há bem mais tempo e em maior número.
Deixei um link no outro post, mas aqui gostaria de deixar pra vcs também para que conheçam uma revista canadense chamada Adbusters, http:www.adbusters.org
Eles tem uma campanha chamada Digital Detox Week.. eu não consigo ficar sem computador esse tempo todo, mas sabem q eu estou há duas semanas sem entrar nos famigerados blogs de moda e beleza, e minha vida melhorou muito? – quase um depoimento do “leitoras de blogs femininos anônimas”
Bjs
Larissa
Raquel disse:
Eu adoro a MAC, mas essa foto de divulgação me deu náuseas. Extremo mau gosto. Não compraria nada dessa coleção se fosse lançada.
Ótimo blog!
Greice disse:
Olá!!! Conheci seu blog agora. Gostei muito!!! Adorei e concordo bastante com suas ideias!!! Não conhecia esta campanha da MAC. É chocante saber que pessoas se aproveitaram da desgraça de outras pra fazer publicidade e, PIOR AINDA, saber que pessoas quiseram ter estes itens!!!!!!!!!
Particularmente, não sou louca por grifes. Gosto de estilo!!! E nos cosméticos, valorizo muita a indústria nacional!!! Detesto bolsas com monogramas. Odeio “ESTÁ USANDO”, “ESTÁ NA MODA”, “MAS É SUPER TENDÊNCIA”!!!! Gosto de moda como uma expressão do meu interior, de ter personalidade, de ter minha cara!!!! Tenho meu estilo e não vou usar porque está usando!!! Gosto de cores frias, de preto, estilo vintage, retrô, rocker. Acabei me encontrando no DEVERIA ESTAR ESTUDANDO, o qual sou fão assumida!!! Encontrei o blog da Mel devido ao nome. Fui fuçando e fuçando e o que mais gosto por lá é da personalidade dela. Ralou, estudou, passou num concurso, é criativa, tem ótimo gosto musical, tem estilo!!! Por isto fiquei pensando sobre os blogs que as pessoas andam acompanhando!!!! Conheço poucos, sigo poucos, o DEVERIA todos os dias. O LITLE DOLL HOUSE comecei a acompanhar faz pouco tempo e é extremamente interessante, porque fala de música, literatura, culinária vegana (que sigo!!!).
Vi o depoimento da shopaholic (demorei pra saber deste termo!!!)anônima. Ainda bem que ela acordou e espero que outras tantas acordem!!!
BJSSS E PASSAREI MAIS POR AQUI!!!
Mariel disse:
”Para mim, foi impossível não fazer uma analogia. Imaginem se a MAC lançasse uma linha de maquiagem inspirada no Brasil: sombra Crack, batom Comando Vermelho, blush Periferia Reprimida, base Poluição, gloss Chuva Ácida, esmalte Amazônia em Chamas. Seria lindo. Todo mundo ia adorar, né?”
Era bem possível que vendesse por aqui, porque brasileiro (não todos) é bicho sem orgulho.
gicelia ribeiro disse:
Eu fico pensando, o que é que ainda falta esse povo fazer para ganhar dinheiro.
Isso é não ter respeito por nada nem ninguém, essas pessoas são totalmente sem escrúpulos!
Ana Carolina disse:
A noite da cavaleras é uma celebração incrivel, e poderia sim ser retratada sem essa morbidez, algumas culturas celebram seus mortos, prestam suas homenagens póstumas em determinadas cerimonias e essa celebrações no meu entendimento são uma homenagem a vida, enfim. A MAC poderia ter entendido o real significado das coisas sem passar por essa polemica e homenagear essas mulheres, essas mesmas vitimas do feminicidio de forma pontual, e fazer o ‘mundo’ voltarem os olhos para elas afim de protestar e colocar um basta na situação delas, e de muitas outras que passam por situações semelhantes, quiçá piores. Invés disso, fez como a vogue, e se aproveitou de uma situação terrível, e transformou em algo muito pior, muito forte para os estomagos até do cidadão mais resistentes.
coincidencia ou não, dechanel, o seu post surge na mesma semana onde uma chacina vitimou cidadoes brasileiros que tentavam atravessar a fronteira do méxico para os eua, e forma exterminados (sim, podemos dizer dessa forma), por traficantes, assassinos, mercenários, sei lah que nome podemos dar a gente assim. e, a reprimenda do governo mexicano ao crime organizado já vitimou nada mais nada menos que 18 mil pessoas, nos ultimos 2 anos. alguma dúvida de que a situação de lá tá pra lá de desesperadora, tal qual a nossa aqui? eu não tenhu dúvidas nenhuma, uma vez que profissão de risco no brasil hoje, pode se considerar que seja: porteiro de hotel na zona sul do rio.
bom, tudo isso aí, falei, falei, falei, e tudo isso pra dizer que de boas intenções o inferno tá cheio, nem toda ‘boa ação, é seguida de uma boa intenção’.
LUCIANA disse:
Eu havia tido um mal-estar ao ler sobre o assunto em alguns blogs, mas que passou à revolta mesmo depois de dar um google e ler sobre a desgraça da cidade mexicana. Realmente, idéia péssima, totalmente anti-ética da MAC.
Ana Carolina disse:
aaah, soh pra constar, não acho que os brasileiros que tentaram fazer essa travessia ilegalmente estão agindo de forma correta, muito pelo contrário. mas, acho que nenhuma mãe merece passar por esse tipo de situação: ver seu filho partir em busca do sonho de ter uma vida melhor, e ve-lo voltar dentro de uma urna funerária, sabendo que esse filho pode ter sido morto de maneira, vil, covarde, e sem direito à defesa. uma vez que até os piores criminosos tem constituido o direito à ampla defesa, e mesmo onde é aplicada a pena de morte.
(não vou entrar no âmbito de lugares onde crimes são punidos com a morte motivados pela religião, não tenho argumentos para opinar contra ou a favor – quis me referir aos países onde há pena de morte, e de que forma se chega até ela – na qual o crime é investigado, avaliado, julgado, etc. parafraseando a globo ‘na forma da lei)
Luciano Pillar disse:
dechanelnalaje,
É realmente lamentável até onde podem chegar algumas campanhas publicitárias. Para ser conhecido e vender vale qualquer coisa para pessoas que ainda têm muito o que crescer. Esse é o verdadeiro problema. Infelizmente, aqueles que possuem um nível ainda muito rudimentar de evolução pessoal podem comandar empresas e podem divulgar para o mundo todo suas desastrosas opiniões, ações e campanhas para formar opiniões alheias. Que tipo de gente faz uma publicidade assim? A imagem que me passaram é de rir do sofrimento alheio e, com isso, levar as pessoas a verem horrores e se tornarem insensíveis a eles. Afinal, que importa? Tudo é apenas imagem. Nada vale alguma coisa. Isso é o que vejo neste tipo de ação publicitária feita por gente ainda muito humanamente incipiente.
Eu não sabia sobre Ciudad Juárez, no México. Por que está acontecendo este tipo de violência ali?
Não sou mulher nem uso maquiagem, mas, se usasse, pode ter certeza que esta MAC estaria enterrada pra sempre.
Recentemente me indignei com a política brasileira pela mesma razão que creio estar por trás deste problema aqui relatado: a baixa evolução (ou infantilidade) e maldade de algumas pessoas. Outro assunto, razões semelhantes. Esse é o mal que devemos combater! Precisamos crescer e ajudar os outros a fazerem o mesmo.
Se interessar, está aqui:
Parabéns pelo post dechanelnalaje! Excelente!!
Um abraço a todas(os),
Luciano
Camila disse:
http://www.chicagonow.com/blogs/chicanisima/2010/07/mac-rodarte-makeup-named-for-juarez-is-not-pretty.html
Esse blog faz uma boa abordagem tbm.
Besotes!
Camila disse:
e outro muito bom http://www.pinksith.com/2010/07/commentary-on-mac-rodarte-cosmetic.html
Agora sim,me voy!
loveanddevotion09 disse:
Nossa que horror, eu nem sabia disso!!! Se já não me chamava muito a atenção essa marca, agora menos…que mal gosto e que triste fazer marketing encima de uma realidade tão cruel…
Se quiser dar uma passadinha no meu blog é só me mandar um email:loveanddevotion09@gmail.com
tem posts protegidos com senha e se estiveres afim de dar uma bisbilhotada por lá é só me escrever.
Besitos desde Madrid.
Dani*
Juliana disse:
Eu já tinho lido a respeito de Juárez e fiquei apavorada, quando vi essa coleção da MAC fiquei mais horrorizada ainda de como as empresas se aproveitam da desgraça alheia para se promover e “causar polêmica” ¬¬
Mas o que está me impressionando agora ( estou lendo os comentários do post do Petiscos em relação ao cancelamento da coleção) é a quantidade de pessoas ignorantes e egoístas que “acham que não dá nada” lançar algo assim…leiam só esse comentário de uma garota:
Mary comentou em 17 de agosto de 2010 – 11:52
Achei bem ridículo tudo isso…enquanto a MAC tenta agradar alguns desagrada outros, como eu, por exemplo. Será que realmente alguém se ofendeu com isso?! Se for assim teremos que rever infinitas coisas nesse mundo….o preconceito e a implicancia ta em quem sente isso!
Sim, eu me ofendi!! Não é pq o problema não é comigo que eu vou apoiar esse absurdo.
Por fim, dechanel, parabéns pelo ótimo blog!!! Quem sabe tu abras a cabeça das “it-girls”…se é que elas tem alguma massa encefálica pra pensar.
Pingback: Jujubas
Thaís Nascimento disse:
Eu não sei O QUE dizer disso, sinceramente.. Estava totalmente alheia à coleção, à polêmica, tudo, e fiquei chocada com o que li aqui. Coloquei um post no blog com uma chamada pra divulgar o post, espero que num tenha problemas De Chanel.. Eu não conseguiria escrever sobre isso sem chorar/vomitar.
Pat Camargo disse:
A primeira vez que soube dos acontecimentos em Juarez foi quando vi o filme Bordertown com a Jennifer Lopez e o Antonio Banderas, fiquei chocada e quando vi que era veridico choquei mais ainda.
Acho a campanha de mau gosto e de uma insensibilidade tamanha.
Infelizmente o mundo da moda anda meio deturpado, não ha limites para vender.
Lembro da epoca onde a moda eram as modelos esqueleticas com cara de drogadas, as tais “heroins chics”, horrorosas e anorexicas. Ai veio Gisele com o ” girl next door” e desbancou todo mundo.
Enfim, nada justifica usar um problema real e triste!
HOXTON disse:
Honestamente, para mim eles tinham a faca e o queijo na mão mas pisaram na bola, assim como muita gente que trabalha com moda, pelo simples fato de que “they just don’t care”.
É como se para se trabalhar com moda precisasse ser alienado, não pudesse levantar bandeiras e tentar usar a moda como instrumento de mudança político-comportamental. Lembrando que a moda atinge um público “formador de opinião” (cof cof) muito maior que a arte plástica ou qq vertente do design.
A moda tmbm pode ser arte (não significa necessariamente que é), expressão e pode ser usada para depositar frustrações e para manifestar o desejo de mudança.
Se DESDE O INÍCIO eles fizessem uma campanha polêmica com os fundos voltados para essas entidades e com uma pesquisa concisa sobre o que acontece lá e com “soluções” em punho dentro desse dossiê isso seria maravilhoso, e isso sim seria inovador; mas não foi.
Virou quando a MAC resolveu ser o que é, uma empresinha Canadense, preocupada com o “politicamente correto” quando foi “preciso” e a Rodarte teve a atitude que todo americano tem com os países latinos, eles simplesmente não estão preocupados. Ponto. Eles não tem tempo, vontade nem estômago pra se preocupar com o que acontece debaixo da barra da saia(ou da fronteira) deles.
E assim as marcas vão se revelando e mostrando que o que se tem por baixo (e por cima) é sempre o lucro e a super exposição, e essa marca batonzinho viva glam nenhum apaga.
E sim, adoraria ver uma coleção no maior estilo “macacos me mordam” inspirada no Brasil, quero ver se essa nova “mentalidade” brasileira de orgulho e respeito do que é nosso, brasileir, é verídica, pq o que eu ouvi de gente querendo assistir ao filme “do Stallone” não é brincadeira.
Dúvido que teríamos uma postura similar a das organizações mexicanas.
regatabranca disse:
Exelente post! Finalmente alguem que falou sobre o ocorrido!
Estou chocada e decepsionada com a MAC. Pq uma empresa tao seria cai nessa?
Mariana
Regina Valadares disse:
MENINAS LEIAM, TÔ CHOCADA:
Cidade Juárez: 53 crimes contra mulheres cometidos por seus companheiros
O Instituto Chihuahuaense da Mulher (Ichimu) revela que dos 320 crimes reconhecidos oficialmente na cidade Juárez contra as mulheres, no norte do México, divisão de Chihuahua, 53 são qualificados como violência pelas mãos de seus companheiros. Ou seja, um sexto destes crimes. Ontem, dia 05, mais uma mulher foi encontrada morta. Segundo informações da imprensa local, Lorenza Verónica Calderón, de 32 anos, morreu pelas mãos de seu esposo Martín Lazcano, que depois de asfixiá-la pretendeu esconder o corpo no vaso sanitário de sua casa. Segundo Ichimu, este é mais um dos crimes de ódio que persistem na cidade onde a organização social está decomposta. Assim mesmo, os maiores índices de violência na Cidade Juárez são gerados pelos imigrantes, como Lazcano. Esta é uma forma de violência muito específica, de origem estrutural. O imigrante deixa sua vida e a violência surge onde tem o trabalho, pois a nova condição acaba tomando tudo o que você tem. Na Cidade Juárez tem de tudo: mulheres queimadas, mordidas e esfaqueadas. E o pior é que a impunidade gera temor nas mulheres, que não denunciam com medo de serem enterradas no quintal de suas casas. Tanto a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) das Nações Unidas como a Anistia Internacional (AI), sinalaram que na Cidade Juárez e Chihuahua se demonstra mais que crimes seriais, mas uma preocupante violência e discriminação contra as mulheres. O assassino Martín Lazcano está acusado também, segundo a Procuradoria Estadual de Justiça, de abuso à sua afilhada de quatro anos de idade. A menina está no hospital por causa das lesões provocadas pelo estupro. Um informe do presidente mexicano Vicente Fox deverá ser apresentado na segunda quinzena deste mês. Existem 40 linhas de ação, incluindo o combate à violência contra as mulheres. Segundo o documento da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), o total de mortes na Cidade Juárez ultrapassa 404.000 desaparições. Diante dessa situação, se pode prever uma visita ao México da relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Violência contra a Mulher, Yakin Ertürk. Ela deve investigar os crimes que estão ocorrendo desta forma tão semelhante. Recentemente, o jornal francês Le Monde, deu uma notícia do Comitê para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher (Cedaw), que condena a passividade das autoridades estaduais e federais no caso dos assassinatos de mulheres. * Com informações de Cimac.
Gipsy Bijoux disse:
Obrigado por estar ajudando a formar meu carater em assutos ligados a moda.
Estou acompanhando ha pouco tempo o seu blog e estou adorando a sua maneira de encarar e expor esses assuntos que acabam sendo pseudo-glamorizados nos blogs que a gente le por ai.
Parabéns e mto sucesso sempre
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Michele B disse:
O profissional de comunicação tem a tarefa ingrata de atender o que o cliente pede. Se o cliente pede uma coisa absurda e ridícula, é isso que ele terá. Não tenho absolutamente
nada contra profissionais de comunicação. Pelo contrário. O profissional de comunicação está sujeito as preferencias do cliente. Se o anuncio é de extremo mau gosto, mas se o
cliente aprovou essa peça, só me resta dizer que os dois – cliente e fonecedor – se merecem!
Já vi algumas peças publicitárias que me assustaram. Como a Duloren fez com a questão da pedofilia e aquela marca de depiladores com o concurso da “perna peluda” , o iogurte da Itambé…eu poderia citar inúmeras no Brasil e também no exterior…
Lembram da foto para o perfume masculino Tom Ford? Foi clicada pelo Terry Richardson..Bem vulgar na minha humilde opinião..Descobriram, ainda, que mulheres são mais sensíveis a peças de mídia que tratem com humor e alguma intimidade (sim, é só verificar a quantidade absurda de peças com humor e intimidade para com o sexo feminino como forma de ganhar confiança e acariciar o pleito sexista brasileiro, e olha ewu nem sou feminista!!!) o exaustivo padrão de exigência imposto pela sociedade de consumo – a supermulher-ótima-profissional/culta-e-inteligente /amante-insaciável-e-contorcionista/parceira-supercompanheira
/dona-de-casa perfeita/mãe-zelosa-e-antenada/
trendsetter-magra-e-alta-de-rosto-belíssimo-que-não-envelhece-nunca. É para essas “mulheres” que a MAC vende.
Talvez a idéia de consumidores que estão tão distantes dessa realidade tenha passado pela cabeça dos idealizadores, ou seja, quase ninguém ia perceber a “homenagem” que estavam fazendo.
Larissa disse:
Eu não sabia de pedofilia, mas sabia dessa campanha da Duloren em que tinha uma peça falando de estupro: http://veja.abril.com.br/210198/p_028.html
tanto mal gosto quanto na coleção da MAC..
eu também não sou feminista militante, mas acho que a mulherada é muito acomodada .. tem muitos conceitos que estão fixados na cabeça das mulheres e elas acham que já conseguiram tudo que precisavam (comparando com 50 anos atrás). Eu só vou sossegar no dia em que ganhar o mesmo que um homem com a minha formação ou que ninguém disser que tenho q agradecer todos os dias pelo meu marido fazer as tarefas domésticas da casa.
Esses dias li numa revista que o consumismo é para as mulheres o novo patriarcado. E sabe que faz todo o sentido???
Dorotéia disse:
De chanel, queridona, minha pergunta foge um pouco o assunto, mas queria saber disso faz tempo então ai vai:
Porque as lojas em geral não permitem que os clientes tirem foto?Sei que alguns temem imitacão, mas as lojas de make up, por exemplo, qual o motivo da noia se os produtos já são divulgados e tal?
parabéns pelo blog, é o meu favoritooo!!!
dechanelnalaje disse:
Hmmm, Dorotéia, agora você me pegou. Até o Louvre permite que se tirem fotos, né? Acho que é uma tática de autoproteção mesmo. Imaginei aquele caso clássico de lojas que anunciam ofertas ou que anunciam que cobrem o preço de qualquer concorrente; se o cliente tirar uma foto da placa, ele terá uma prova contra a loja caso ela não cumpra a oferta. Mas na maioria dos casos acho que eles impedem mesmo para evitar que os clientes tenham qualquer tipo de material sobre eles, afinal, eles não podem controlar o uso que os clientes farão daquelas fotos. Talvez tentem evitar que alguém tire foto de qualquer coisa que possa comprometer a imagem deles…
Sem contar que todo mundo agora tira fotos em todos os lugares, né? Rola até uma certa avacalhação. Uma vez estive numa loja de produtos Ferrari que tinha um Ferrari exposto. Todo mundo queria tirar foto do carro, mas um segurança ficava ali perto só para impedir. Inclusive me lembro de 3 brasileiras implorando a um vendedor (que tb era brasileiro) por uma foto, mas nada feito. Acho que eles faziam isso porque senão a loja ia virar uma espécie de museu, né? Todo mundo entraria lá só para tirar foto…
Só consegui pensar nessas hipóteses, não sei se ajudei.
Beijos!
Carol disse:
não sei se no brasil as pessoas levam isso muito a sério, mas por aqui é questão de copyright infringement. como dechanel disse acima, a marca não tem como saber o que você vai fazer com a foto. logo, inguém tira foto.
camila disse:
Eu no comeco achei um exagero o bafafa, mas depois pensei melhor e vi que realmente foi uma forcacao de barra.
Mas no fim achei o saldo de tudo isso positivo apesar de tudo. Eu nao sabia nada sobre Ciudad Juarez antes dessa polemica e acho que bastante gente nao sabia. Afinal e uma coisa que nao costma sair nos noticiarios brasileiro mesmo sendo uma realidade nem tao distante da nossa.
Continue postando bastante hehehe
Beijos
francielli disse:
Não sai nos noticiários brasileiros? Em que mundo você vive? Ou melhor, só pode morar na Coréia do Norte pra não saber de Juarez e jogar a culpa na imprensa. Fofa você é desinformada e no mínimo acreditou que a MAC fez um homenagem mostrando ao mundo a terrível e desconhecida realidade das fronteiras mexicanas, santa ingenuidade.
camila disse:
hoje o reitor da universidade de ciudad juarez foi assassinado e nao esta sequer na primeira pagina do g1.
esse tipo de noticia nao faz parte das noticias de maior destaque dos jornais porque nao e o que as pessoas querem ler.
eu nao sou desinformada e nao acreditei na ingenuidade da mac.
quem me dera saber de tudo que se passa no mundo. mas e impossivel e eu me esforco para saber o maximo possivel.
como voce pode julgar uma pessoa que voce nao conhece baseado em um unica informacao?
francielli disse:
Não quis ser rude, mas jogar a culpa na imprensa é uma atitude um pouco folgada, visto que já cansei de ler tantas notícias vinculadas à situação nas fronteiras mexicanas. Você não leu ou não se atentou, normal, nada fora do comum, mas a mídia não tem nada a ver com isso. No mais peço desculpas, me exaltei um pouco por não concordar com o que disse e da forma como colocou, mas não quis julgar seu intelecto, até porque seria muito idiota eu julgar seus anos de estudo e dedicação considerando apenas um comentário.
chaneltavendo disse:
Sinceramente, tenho pavor dessa glamurização da desgraça, da pobreza, da guerra… Tão desnecessário e sem proposito. Além de não funcionar (quem quer parecer com pessoas com aspecto de doente?) ainda é uma icrível falta de senso. mas uma vez eu falo: quer ajudar, quer que o mundo saiba o que acontece e se solidarize? tem várias outras maneiras!
Natália disse:
Cho-ca-da.
Chega a dar um mal-estar essa história toda.
O pior é ver em alguns lugares as pessoas dizendo que não vêem a relação com a cidade.
Eu achei mega escancarado e de extremo mal gosto.
Virgínia disse:
É nesse mundo em que vivemos…tudo é válido quando se tem por trás o objetivo e maximizar os LUCROS. É, dinheiro é tudo, não importa se a custa de sangue…não são os grandes conglomerados de cosmética que estão morrendo, não é mesmo? Somos apenas nós, o resto da humanidadee os animais, enfim o planeta. Bravo. Se o fatídica catástrofe mundial do ano de 2012 for mesmo verdade, esse mundo já vai tarde.
Lalá disse:
Sabe o que eu achei mais absurdo? Enquanto pessoas do mundo inteiro se revoltaram com a coleção (incluindo MACmaníacas, é só dar uma olhada no youtube) aqui no Brasil tivemos que aguentar coisas como:
Senhora Lilian Pacce (sim, a mesma): http://msn.lilianpacce.com.br/beleza/rodarte-para-mac-2/
É muita alienação, frisson e oba-oba. Depois o povinho se revolta quando as pessoas associam moda com futilidade.
Ou seja, a MAC pode lançar qualquer bosta que muita gente vai aplaudir de pé sem nem olhar direito pros produtos e pra publicidade né?
Cara, as modelos estavam representando nada mais nada menos que uma MULHER ASSASSINADA BRUTALMENTE.
E o povo da moda pagando pau pra essa gente??? De Chanel, adoro moda e concordo que os blogs são uma ferramenta incrível, mas vou te contar que daqui a pouco só vão sobrar uns 2 ou 3 blogs no meu Reader. Eu tô longe de ser uma pessoa intolerante mas tem coisas que são absurdas, absurdas demais pra gente tentar fingir que não tá vendo. Pra mim basta um sinal de alienação, preconceito ou falta de consciência social pra tomar um unfollow na hora. E eu já falei que não sou intolerante, né? Pois é….
Camila disse:
A Lilian Pacce?? Quem se importa com o que ela diz?! É só mais uma deslumbrada…
Ela poderia figurar como modelo da coleção,né?!
Ana Heloísa Costa disse:
Já falamos longamente sobre a questão nesta matéria: http://www.heloisamarra.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1060&Itemid=98
A polêmica é muito mais profunda do que andam falando por aí…
dechanelnalaje disse:
Muito bom o seu post, Heloísa. Gostei muito.
E você tem razão, pelo visto andaram dizendo por aí que a coleção foi cancelada apenas pelo nome do esmalte…
Marilia Costa disse:
Ainda não li os comentários, volto depois para lê-los, mas adorei o post e os links que sugeriram.
Concordo com seus argumentos!
Marcela disse:
Li cada coisa por aí, varias meninas indignadas por que a coleção foi cancelada e ainda com cada comentário idiota. Só jogar no google que acha várias!
Agora uma coisa nada a ver com o post.
Em TItiti hoje vi que tem uma menina com um blog que faz críticas ao mundo da moda, no caso estilistas, lembrei da dechanel. Não falei que ela só crítica moda viu?!
Monnyke disse:
Desta vez decidi dar minha cara a tapa no blog da Sra. Lílian Pacce. Fiquei indignada com a postura dela quanto a esta baixaria da MAC e Rodarte! Sem querer invadir o blog da Dechan, mas já invadindo, por favor, leiam o que a “fofa” escreveu e comentem, critiquem, sei lá!!!
Não podemos dar voz a pessoas com este tipo de pensamento. Seguem os links:
http://msn.lilianpacce.com.br/home/linha-rodarte-mac-cancelada/comment-page-1/#comment-141425
http://msn.lilianpacce.com.br/beleza/rodarte-para-mac-2/
Eis o comentário indignado que deixei por lá. Não aguentei, gente, juro!!! Espero que a Lilian Pacce leia, embora eu acredite que ela jamais o fará! Que nojo!!!
** Meu comentário no blog da Lilian Pacce:
“Eu não creio que você leia aos comentários, mas, mesmo assim, perderei meu precioso tempo digitando tais palavras aos ventos virtuais… (rezo eu para que se torne uma verdadeira ventania e se espalhe, de modo a iluminar mentes alienadas!!!).
Acompanho ao seu programa no GNT, e sempre tive simpatia por seu trabalho. Entretanto, e lamentavelmente, através da leitura de seu blog, pude perceber o quanto a superficialidade e frivolidade habitam o sua alma “fashionista”.
E eu que via em você um sinônimo de beleza e elegância, somado a inteligência e atitude. Ledo engano!
Salvo engano, as pessoas com o mínimo de sensibilidade, empatia com a dor do próximo, inteligência, senso crítico (embora a morbidez, egoísmo, alienação, insensibilidade, empáfia, cinismo, etc, também sejam características lastimavelmente humanas), eu diria mais, pessoas com o mínimo de humanidade, decência, e elegância deveriam indignar-se com o escárnio protagonizado pela MAC e Rodarte.
Ser formador de opinião é, antes de tudo, analisar com sapiência e ponderação as palavras ditas.
Mulheres são estupradas e assassinadas todos os dias em Juárez! Tenho certeza que a Sra. Pacce, assim como eu (graças a Deus!!!), não faz idéia do quão difícil deve ser ter de se manter acordada dentro de um ônibus velho, após horas de trabalho, rezando para não ser vítima de tal violência!
Espero que os próximos lançamentos da MAC e Rodarte sejam belíssimas maquiagens etéreis, em tons bem luminosos para maquiar as almas dos fashionistas insensíveis. Que tal uma sombra “empatia”, um gloss “decência”, um batom “generosidade”, uma base “inteligência”?! Que lindos não ficariam os fashionistas, hein?!
Tomara que inventem também um pó “vergonha alheia”. Este, sevirá para mim, pois é o que sinto quando leio textos do tipo.
Lamentável, Lílian. Lamentável!”
rebeca disse:
ainda estou tentando descobrir se vc ama ou odeia moda …
ainda assim eu AMOO seu blog !!!
camila disse:
Gente eu notei que desapareceram os comentarios aqui discordando ou falando algo diferente.
o que a de chanel fala vira lei e ninguem tem coragem mais de discordar. tem medo de queimar o filme.
desculpa, nao acho isso legal.
Larissa disse:
Camila, concordo com vc, mas posso perguntar em quê vc discorda? Fiquei curiosa..
Camila disse:
Sumiram? Uai..tenho acompanhado o debate, e o número de comentários só aumenta.
Acho que as pessoas tem o direito tanto de concordar, quanto de discordar…se ninguém quer dar a cara a tapa e discordar,paciência!
PS.:Quantas mil Camilas,não?
camila disse:
Eu na verdade nao discordo, so acho que tudo isso teve um saldo positivo por ter feito muita gente que nao sabia da situacao ficar sabendo.
E claro nao acho que ninguem tem a obrigacao de dar a cara a tapa.
So acho ruim as mesmas pessoas que criticam blogs onde os visitantes acham tudo que as blogueiras escrevem lindo (nem precisa citar nomes) acabam fazendo igualzinho aqui.
dechanelnalaje disse:
Você se enganou, Camila, pois nenhum comentário “desapareceu”. Não apaguei absolutamente nenhum comentário. Para ser sincera, os comentários neste post foram unânimes, praticamente todo mundo concordou que a linha da MAC foi desastrosa. Talvez você esteja confundindo com o post anterior, pois muita gente achou o editorial da Vogue Itália (criticado por mim) o máximo. Pode conferir…
Larissa disse:
não sei oque me deixa mais indignada.. esse absurdo que a MAC fez ou a alienação das brasileiras. Naquele post da Heloísa Marra fica bem clara a diferença.. enquanto as blogueiras lá de fora se uniram para fazerem petições e solicitarem ações da MAC, as poucas brasileiras que comentaram fizeram questão de omitir qualquer tipo de posicionamento.. pelo menos os posts que eu vi sobre o assunto eram do tipo “o que vcs acham?” (falando em Lilian Pacce, me deu até um alívio quando vi que no primeiro post sobre o assunto várias leitoras fizeram comentários negativos)
Nessas horas é que as famigeradas blogueiras de beleza e moda tinham a obrigação moral de descer do muro e adotar uma opinião sobre o assunto.
Tenho visto comentários de que a MAC está com mil planos de expansão no Brasil, bla bla bla, obviamente eles não são bobos e sabem o potencial do mercado brasileiro para qualquer coisa relacionada a beleza. Mas é aquela história: alguma blogueira vai jogar pedra na mac, para depois não ser convidada pra inaugurações de lojas, deixar de receber amostrinhas dos lançamentos e ganhar presentinhos?
acho que cabe a nós,leitoras, fazer esse tipo de “cobrança” sabe? Alguém perguntou a opinião da maquiadora sênior da MAC, ou de algum outro profissional que represente a marca aqui? de alguma blogueira que vive indicando produtos da marca? Essas ocasiões são boas pra gente ver quem são as pessoas para quem damos tanta credibilidade, e mostrar para as marcas que não engolimos tudo goela abaixo.
Mudando um pouquinho de assunto, mas falando ainda de maquiagem x prestação de contas com o público: só eu achei um absurdo a linha do duda molinos ser lançada com os produtos beeem mais caros, e que não se acham em lugar nenhum? sem contar o mega atraso no lançamento, achei uma falta de respeito com as consumidoras, mas as blogueiras no máximo comentavam sobre isso dizendo que não viam a hora de ter os tais produtinhos nas mãos.
Entendo que não deve ser fácil lançar produtos no mercado..é um desafio de produção,logística, etc.. mas é bem feio prometer datas e não cumprir, ou fazer uma baita divulgação e depois não ter condição de entregar os produtos, vcs não acham? E as consumidoras que moram em lugares mais remotos? ou as que eram fãs dos produtos e agora não conseguirão comprar por questões financeiras?
Eu estava até disposta a pagar mais caro, pensando que os produtos podem ter aumentado porque a qualidade também melhorou. A gente sabe que matérias primas boas são caras. Mas essa falta de respeito com prazos e disponibilidade foi decepcionante.. resolvi não comprar item algum da coleção nova.
desculpem o mega comentário!!
Camila disse:
Estive pensando, no fato das blogueiras brasileiras quase nunca tomarem posições em relação a assuntos espinhosos…e cheguei a uma conclusão. Vamos por partes:
1- Quase todas são bastante jovens, e ainda não possuem a maturidade suficiente para se posicionar de maneira firme. (Digo isso sem a menor intençao de ofender.)
2-Elas circulam pelos mesmos meios,quase sempre, ou seja, não devem ter acesso a pensamentos destoantes dos delas.
3-Elas querem ser aceitas no grupo VIP da blogosfera nacional (Se é que existe.), e não será discordando da maioria que elas conseguiram isso.
4-Nesse caso em especial, a brasileira tem veneração pela MAC, não sei se pela qualidade, mas aposto mais que pelo status da marca no Brasil. (Já falei algumas vezes, aqui em Barcelona, a MAC tá sempre vazia)
5-Por ultimo,falta coragem,né?
Mas bom,não vamos levar o debate sobre a MAC e a Rodarte para o caminho espinhoso dos blog,blogueiras,bela juventude brasileira… pq sempre dá no mesmo.
Larissa disse:
Camila, até entendo os seus argumentos, mas concordo em partes porque não acho que são tão jovens assim: são todas adultas e a grande maioria é de classe média/média-alta, com certeza tiveram acesso a boas escolas e fontes de informação. Acho que é mais falta de coragem e também preguiça.. é bem mais fácil ficar alheia a todos esses assuntos espinhosos (pelo menos por enquanto, já que as leitoras não questionam nada).
Se as leitoras/consumidoras questionassem mais, as marcas e as blogueiras teriam que sair de sua zona de conforto. E é isso que eu defendo..
Quanto a levar o debate pro lado de blogs-blogueiras etc eu acho inevitável, hoje quando falamos de moda e beleza elas são grandes influenciadoras e formadoras de opinião.
O meu comentário foi só no sentido de pensar o que nós, que somos consumidoras de produtos de beleza, podemos fazer para evitar que situações como essa aconteçam de novo. Acho ótimo a autora do blog levantar esses assuntos, e debate é sempre bem vindo, mas é importante dar um passo além, não acha?
Bj
Larissa
Camila disse:
Não acho que sejam tão adultas assim..sei lá, a maioria pelo que vejo tem entre 20-30 anos, recém-formadas. (Mas se leio 3 blog é muito,então,acho que estou por fora, hehe!)
Fato! Todas ou quase todas formam parte da elite brasileira, portanto, sao imagem refletida da mesma, alienada..pq a elite brasileira, em sua grande maioria é alienada. Eu falo por experiencia própria, estudei numa universidade de “gente rica” em BH (mesmo nao sendo rica,hehe), e as minhas colgeuinhas eram tão lindas…mas tão alienadas,tão atontadas..que era coisa de riso! haha
Eu concordei com seu comentario, concordo e ratifico!Acho que esse tipo de discussão é saudável,incrementa e enriquece a todos, tanto blogueiros quanto leitores! Massss..pouca gente tem, ou quer ter a audácia de fazê-lo.
beijos!
Milla disse:
O que eu acho mais interessante nisso tudo é que as blogueiras de beleza estão sempre “ultra” por dentro de tudo que é lançamento e coleção da MAC, mas quando se trata de um escândalo como esse, adivinha? Opa, ninguém viu, ninguém ouviu, ninguém sabe de nada e ninguém consegue dar uma opinião… Mas quer saber? Nessas horas eu até prefiro que elas dêem opiniões só sobre “cores e acabamentos” mesmo, por que o pouco que eu vi da “blogosfera de beleza” falando dessa polêmica toda era tão decepcionante… Sério, ou era no esquema “o que vocês acham, leitoras?” como já disseram por aqui, ou era a base do “não acredito que não vou conseguir comprar o ‘juarezinho’, e mimimimimi”…
Monnyke disse:
Transcendendo o assunto “blogs de moda” e “maquiagem macabra”, leiam este trecho do livro “Colheita de Mulheres” de Diana Valdez, jornalista que durante anos tentou alerta o mundo sobre o problema das mulheres de Juárez… Quem sabe, as meninas que ainda não vêem nenhum problemas nas tais makes “fofas” , depois de lerem isso, abram a mente! Tomara!
“Colheita de mulheres
Durante anos, Diana Valdez cobriu, como jornalista, os assassinatos de mulheres em Ciudad Juárez. Ela conseguiu juntar dados suficientes para botar muita gente na cadeia. Mas nada foi feito. Aqui extraímos uma passagem de seu livro “Colheita de Mulheres. Safari no Deserto Mexicano”, publicado na Espanha em 2005.
“Apesar das afirmações das autoridades, esses crimes não tinham nada de normal e já eram muitos. Desde 1993, jovenzinhas, inclusive meninas de apenas 12 anos, eram violadas, estranguladas e mutiladas. Durante os últimos dez ans, mais de quatrocentas mulheres foram assassinadas e uma quantidade indeterminada delas permanece como desaparecidas.
Uma das vítimas, Gladys Janeth Fierro, de 12 anos, foi sequestrada em maio de 1993, e pouco tempo depois a encontraram morta. Sofreu abuso sexual e foi estrangulada. Em setembro de 1995, o cadáver de outra estudante, Sílvia Rivera Morales, de 17 anos, foi localizado em um terreno ao sul do Aeroporto Internacional de Ciudad Juárez. Seu seio direito havia sido cortado e o esquerdo mordido por dentadura humana. Isso foi feito com outras vítimas nesse mesmo ano, em um dos terrenos em disputa, propriedade de famílias poderosas.
Sagrario González, de 17 anos, que trabalhava como operária em uma maquiladora, desapareceu em abril de 1998 ao sair do trabalho. Depois de vários dias, seu corpo foi encontrado em um terreno baldio a leste da fábrica onde trabalhava. As autoridades disseram que a jovem foi estuprada, estrangulada e apunhalada. Em 1996, outras oito mulheres forma localizadas em uma região deserta de Juárez, conhecida como Lomas de Poleo, perto de El Paso, Texas. (…) No início, achei que esses crimes eram obra de um par de depravados assassinos, protegidos pela polícia graças a seus vínculos com o submundo. Havia indícios disso. Depois, fiquei sabendo que havia algo muito mais oculto e complexo por trás dessa colheita de mulheres. Pelo que vi, os criminosos eram homens poderosos que gozavam de influência nas mais altas esferas do governo mexicano. Mas os investigadores mexicanos, que sabiam que esses homens escolhiam suas vítimas entre as jovenzinhas das famílias mais pobres, não fizeram nada para detê-los”.
http://www.pstu.org.br/opressao_materia.asp?id=4773&ida=4
Camila disse:
Estou pensando nessas maquiladoras…será que as marcas, amadas e adoradas, pela juventude brasileira tem alguma fábrica lá? Por exemplo Zara???
Terrivel pensar que quem fez a roupa, que te veste recebe um salário tão misero ,e sofre em tais condiçoes para trabalhar,né?!
Pq não sei nas Zaras do Brasa,mas aqui as etiquetasdas roupas são todas com um “hecho en Indonesia”,”Hecho en Mexico”… ou seja, mão de obra barata! Grupo Inditex lucrando com a miséria humana!!!
Samantha disse:
Como não sou consumidora dos produtos da MAC, não sabia deste fato antes deste post. Porém, eu já conhecia a história de Ciudad Juarez, pois vi um documentário e o filme Bordertown. Acabei me interessando pela historia, e na época que vi o filme fiz uma pesquisa pela Internet. Um caso muito triste e revoltante, uma brutalidade contra as mulheres que só poderia ser classificada especificamente de feminicídio, ou seja, apenas uma nova palavra explica o que aconteceu (e o que ainda acontece) por lá.
Eu fiquei feliz com toda essa polêmica que você relatou aqui, Dechanel. Feliz porque as pessoas estão questionando esses tipos de influência na moda e feliz porque a mobilização fez essa linha ser cancelada.
O lançamento de uma linha assim demonstra uma total insensibilidade por parte dos criadores, um desrespeito, um artíficio de pessoas sem criatividade, que usam o mote “fale bem, mas falem de mim” para conseguir notoriedade. Nojo.
Dechanel, sugiro uma “pauta”: a violência nas campanhas publicitárias, sobretudo relacionados à moda. Acho que acaba seguindo a linha dessa postagem e da anterior. Vejo muitos anuncios nos quais as mulheres são subjugadas. Alguns fazem até alusão à assassinato.
Obrigada por nos presentear com esses ótimos posts.
Caroline disse:
E por que razão os publicitários têm a disciplina “ética” na grade curricular deles?
Lili disse:
Oi DCNL! Parabéns pelo post!
Muito bom o da Heloísa Marra também!
Eu não estava sabendo de nada disso, então resolvi pesquisar o que estavam falando por aí na blogosfera. Olha o que achei:
“Agora vamos boicotar a Nars porque ela tem um iluminador chamado Copacabana, porque, afinal, é um bairro do Rio de Janeiro que tem alto índice de violência, morte de turistas e altíssimo índice de prostituição, néam???”
“Na Africa rola mutilação de genitais de meninas, e nem por isso YSL foi crucificado qdo fez maquiagens inspiradas na Africa. Concordo com a Manu, tá de parabéns por pensar diferente e se destacar no meio de tanta gente bitolada.”
http://mendigochic.wordpress.com/2010/08/16/mac-rodarte-no-no-no/
Heim? Jura que as comparações são válidas?
E o engraçado (rir pra não chorar, né?) é que as pessoas que não acharam um absurdo a atitude da MAC/Rodarte se sentem a minoria pensadora, questionadora. As que foram contra a campanha/coleção são umas bitoladas, maria vai com as outras… Dá pra aguentar?
Milla disse:
Eu vi esse “post” do “mendigo chic” na época do cancelamento, por conta do comentário da autora no blog da Petit… Até pensei em responder, mas sabe quando bate aquela preguiça? Eu gosto de discutir, mas com essas ideias “suuuper inteligentes e contestadoras” da moça… Sei lá, desanimei de tentar explicar o dois+dois para uma pessoa que já decidiu que o resultado é cinco e ponto final… No fim a moça fechou os comentários para não correr o risco de ter mais ninguém contrário às ideias dela…
Dorotéia disse:
De chanel, querida, muito obrigada por responder minha pergunta.ACho que pode ser isso mesmo, medo de ter algo negativo na loja(tipo o tamanho da embalagem e outras verdades que uma peça publicitária esconde ou o lance do preço)Perguntei isso porque vejo em vários blogs de makes e cia que a galera tira fotos clandestinas dos stands e prateleiras de lojas com medo de ser pega pelas vendedoras, dai me questionei por qual seria a razão, já que isso poderia render uma publicidade gratuita etc e tal.Gostei da sua explicação e obrigada mais uam vez :)
beijinhos!!
Iza disse:
Uma pessoa que nomeia o blog com o nome de MENDIGO Chic, tem que manter a coerência e continuar achando que desgraça humana é normal e pode inspirar qualquer futilidade. O pior é que na internet agora, qualquer pessoa contestadora que não inverteu todos os seus valores e ainda tem referência é hipócrita. Você não pode se posicionar contra o que é anti-ético, porque você é um ser humano miserável que anda por aí pensando e fazendo barbaridades, já que TODO MUNDO é assim. Você só tá querendo posar de “politicamente correto”. E assim, um vídeo onde um garoto fica calado, porque disse que ia fazer uma piada politicamente correta, tem milhares de visualizações, e gente aplaudindo.
Antonia disse:
Oi! AMEI seu blog!!!!
Cheguei aqui através do Veramente Bella e, como disse num comentário lá vou dizer o mesmo aqui: eu não sabia que existiam blogs sobre os universo “feminino” (odeio essa palavra) com conteúdo inteligente e crítico!!!!!!! Eu tenho dois blogs, uma sobre maquiagem e outro sobre sociologa e feminismo e gostaria muito de incluir no meu blog de maquiagem um conteúdo mais reflexivo e crítico (embora adore postar comprinhas que fiz e etc) mas até então não o fiz porque tinha medo de ng ler, ou de me atacarem, sei lá…. ou de simplesmente não ter ng interessado nisso. Pensava ah, ou a pessoa quer ver maquiagem ou a pessoa quer ler algo mais reflexivo, e tbm achava que não teria outros blogs pra compartilhar esse mesmo tipo de coisa… aí encontrei o de Chanel na laje e o Veramente Bella! E amei a maneira como vcs mesclam conteúdos, comentam publicidade, blogosfera etc!!!
Só queria dizer que vou com certeza me modelar a partir daqui para começar a incluir conetúdos mais assim no meu blog de maquiagem e deixar ele com a minha cara mesmo, e não só a metade de mim (a metade fútil ahah).
Beijosssss
Antonia
maquiagem: http://makesporciaobella.blogspot.com
sociologia: http://cabodaesperanca.blogspot.com
Silvia Barcellos disse:
Pessoal: Só um adendo, estas fábricas “maquiladoras” na verdade não fabricam nada. São grandes montadoras. Os trabalhadores só montam os produtos. Coisas de mundo globalizado e para fugir dos impostos de um ou outro país. Grandes nomes da indústria mundial chegaram em “Ciudad Juarez” há muitos anos e montaram suas fábricas por lá, com salários baixíssimos, sem oferecer creches e absolutamente NENHUMA estrutura de apoio aos trabalhadores e seus filhos. A pobreza e o tráfico de drogas cresceram em proporção absurda e esta cidade, pela localização privilegiada, tornou-se a capital da guerra do narcotráfico no México.
Lígia disse:
Excelente artigo. Comprar não pode ser apenas um ato de consumo. Tem de ser tb um ato de consciência, já que temos possibilidade de escolha.
sindrominha disse:
Oi Adorei a ideia do blog, visite o meu blog de textos pessoais, obrigado desde já.
Sulamita disse:
Oi Ameeeeeeeei seu blog nossa o texto eh fantastico eu nem sabia do bafafá e fiquei chocada!!! Vc já leu o livro a ditadura da beleza e a revolução das mulheres??? do Augusto cury… Foi o melhor livro que eu li na minha vida!! Super recomendo!
BjkS!
robi disse:
Dechanel, confesso que essa é minha primeira visita ao blog, mas quero dizer que simplesmente me deu um novo ânimo saber que na nossa blogosfera tupiniquim também temos pessoas como você(s) com opiniões relevantes e sensatas sobre coisas que facilmente poderiam passar (e passam!) desapercebidas por aí.
Não poderia deixar de comentar que achei esse post sensacional e que concordo plenamente, principalmente com a forma de retratação da pobreza/miséria trazudidas em arte.
Parabéns!
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minnie disse:
insone, tam bém é gíria para prostitura na cidade(as insones -ouvi falar isso ao menos).E o pior é ouvir meninas dizendo que não, que a mac jamais faria isso, que é palhaçada, que a inspiração da coleção não tinha nada a ver com isso… que foi radicalismo, postura preconceituosa de quem foi contra(li isso em um blog inclusive)nós começamos a debater o assunto no forum do 2beauty e uma menina (de quem eu até gosto bastante) disse que ” estava doendo os olhos dela” ler as opiniões que a coleção tinha a ver com o feminicídio em juarez. Eu vi que não ia valer a pena discutir, juntei meia dúzia de links pra ela olhar se quiser, e silenciei o assunto. Quando a pessoa não quer ver, não há quem faça enxergar…
lancelloti disse:
Na minha humilde opinião, todo artista/estilista tem o direito de se inspirar em qualquer situação ou fato ou problema ou polêmica. Acho que isso tudo aconteceu por ser no mercado de moda e maquiagem, visto como muitos como fútil. Sempre tem alguém querendo comprar uma briga… E aí, pronto, foi um prato cheio! Se fosse um cantor, com uma música sobre Juarez que tocasse nos rádios o tempo todo e ele estivesse ganhando dinheiro a rodo, ninguém ia falar nada!
Qual o problema em se inspirar na dor dos outros? Artistas não fazem isso ha séculos? Sim, talvez a MAC tenha sido um pouco burra… deveria desde o início adotar uma postura mais sensível, enfim… Mas eu juro que não estou entendendo nada! Como assim cancelar uma linha? Que exagero!
É tudo muito “suposto”: ah, parecem mortas-vivas, ah, parece isso, parece aquilo… E daí?
E essa “polêmica” ajudou muito a divulgar os problemas de Juarez! Eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade até então. Ah, eles já se corrijiram: disseram que iam doar o dinheiro, as estilistas tentaram se explicar… deixa pra lá, mas que coisa!
Eu estava louca pra essa linha chegar ao Brasil! Pra mim, é uma das mais lindas que já vi!
Uma pena…
Beijos,
Carol
Ildete Pereira disse:
“Linha de maquiagem inspirada no Brasil: sombra Crack, batom Comando Vermelho, blush Periferia Reprimida, base Poluição, gloss Chuva Ácida, esmalte Amazônia em Chamas. Seria lindo. Todo mundo ia adorar, né? Então.”
Com certeza um monte delas ia adorar…
Tanto é que só fiquei sabendo sobre essa linha da MAC aqui pelo seu Blog…
Ildete
Mossoró-RN
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Articulos disse:
This post could not be more factual..
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Juliana Andrade disse:
Adorei amiga, parabens pelo blog! bjs