Tags

, , , , ,

Este post é dedicado à minha querida amiga marroquina. Uma pessoa especial, que sabe viver perfeitamente entre o Ocidente e o Oriente, em harmonia, e que sempre me deu verdadeiras aulas sobre a cultura do seu país e a cultura árabe em geral. Me ensinou – e me ensina até hoje – a verdadeira grandeza e o real significado do amor pelos direitos humanos. Foi com ela também que eu aprendi a fazer diversos quitutes marroquinos e a usar kajal sem me borrar muito. Nunca me esquecerei do dia da nossa graduação, uma cerimônia formal, com representantes de vários Estados, onde ela reluzia – poderosa e deslumbrante como boa árabe que também herdou a beleza berbere -, vestida com um maravilhoso caftan marroquino. Deixou o Embaixador do Marrocos cheio de orgulho – com razão. Eu sempre brinco que não vejo a hora do casamento dela, para que eu possa usar um espetacular caftan pela primeira vez.

O termo caftan ou kaftan se usa, de modo geral, para designar um tipo específico de vestimenta secular usado pelos otomanos, persas, russos, marroquinos, assim como por alguns povos asiáticos e africanos. Embora tenham alguns pontos em comum, as características variam e os caftans marroquinos se diferenciam por vários detalhes, além do fato de que são usados pelas mulheres, tanto nas cidades como no meio rural, e não são roupas específicas para festas e casamentos, como muitos pensam. Alguns costureiros elaboram versões masculinas para o caftan.

Os caftans variam dos mais simples, usados no dia-a-dia e também conhecidos como takchitas, aos de alta costura, super-sofisticados. Os caftans são usados por jovens e senhoras, por muçulmanas e judias. Há caftans tradicionais e modernos. Aliás, esse é um ponto delicado, pois nem todos estão de acordo com a modernização desses trajes.

Os caftans já foram fonte de inspiração para muitos estilistas como Yves Saint-Laurent – um eterno apaixonado por Marrakech -, Kenzo, Jean Paul Gaultier, Christian Lacroix, Diane von Furstenberg e Vivienne Westwood. Muitos estilistas marroquinos têm se destacado pelo seu trabalho, como Simohamed Lakhdar, o meu preferido. Vejam algumas das suas criações:

Vai me dizer que você não ficou com vontade de usar um caftan também!?

Salma Lalla, esposa do Rei do Marrocos, e Susan Sarandon, todas trabalhadas num caftanzinho básico.

Um resumo dos desfiles do ano passado, de babar. O próximo será em maio. Um grande acontecimento, esperado por todas as mocinhas que querem se inspirar num caftan espetacular para aquela cerimônia especial. E por mim também, afinal, adoro um programa das Arábias! :-)

Fotos e infos daqui, daqui, daqui, daqui, daqui, daqui, daqui, daqui e daqui.