Caros leitores,

Estou escrevendo este post para falar de algumas coisas que vão mudar no blog daqui para frente e para esclarecer algumas outras. Peço desculpas de antemão a todas as pessoas que não têm nada que ver com as chatices que relato abaixo, ou seja, 98% das pessoas que lêem este blog.

Blog de moda:

Posso falar de alguns temas relacionados a esse mundo, mas este não é – nem nunca foi – um blog de moda, definitivamente. Gosto de falar de consumo, de comportamento, de discursos publicitários, de cultura, de temas gerais que me interessem ou que interessem aos meus leitores. Nada que me restrinja, portanto.

Blog sobre blogs de moda:

Este não é um blog sobre blogs de moda. Desistam. Dos 83 posts publicados até hoje, apenas dois falaram do assunto “blogs de moda”. Escrevi um post sobre coisas que não entendo nos blogs de moda e publiquei aquele post sobre o lado b dos blogs de moda, escrito por uma leitora que sintetizou diversas críticas feitas especificamente a esses blogs. Também já publiquei dois posts sobre blogs em geral: um sobre comentários e outro sobre publicidade.

Considero que já manifestei a minha opinião sobre os principais temas relacionados a blogs, certo? Não está nos meus planos voltar a tocar nesse ponto tão cedo (explicação a seguir).

Desonestidade na blogosfera:

No meu post sobre publicidade em blogs de moda, aconteceram algumas coisas que me deixaram muito chateada. Muito mesmo.

5 (cinco!) blogueiras usaram aquele post para escrever comentários agressivos e eu diria até cruéis em relação a outras blogueiras. Para isso, escreveram comentários anônimos ou com nomes falsos, passando-se por pobres leitoras decepcionadas e inclusive por assessoras de imprensa. Concorrência desleal? Competitividade extrema? Jogo sujo? Vocês encontrarão a definição.

Eu geralmente leio os comentários que vão entrando via email, no meu celular mesmo. Quase nunca confiro o servidor, coisa que fiz desta vez. Me admira muito que esse tipo de atitude parta de pessoas que têm blogs e que, portanto, devem saber que as IPs dos comentaristas ficam registradas, né?

Nunca citei o nome de ninguém neste blog e não o farei desta vez. Mas saibam que esse tipo de atitude não vai colar por aqui nunca mais.

Blogueiras que se fizeram de vítimas em relação aos meus posts e que estão militando contra a minha existência: não defendam a classe com tanto empenho e ingenuidade. É a única coisa que tenho a lhes dizer.

Comentários:

Escrevi sobre as  mudanças nos comentários aqui. A principal delas: me reservo o direito de apagar comentários que contenham calúnias, injúrias ou difamações a terceiros. Comentários com termos de baixo calão serão igualmente apagados.

Eu fico muito feliz por ter encontrado tanta gente interessada em discutir os assuntos que eu proponho aqui. Gosto muito do nível dos comentários de forma geral e já conheci um monte de pessoas legais. Só tenho a agradecer.

No entanto, dá para ver que, enquanto algumas pessoas apenas querem manifestar as suas opiniões numa boa – concordando ou não comigo -, outras só querem avacalhar e invalidar a discussão inicial. Portanto, em respeito aos meus leitores, as baixarias geradas por essa meia dúzia de pessoas mal-intencionadas já estão sendo devidamente controladas.

Links em outros blogs:

Às leitoras que copiam links de posts meus e publicam em outros blogs, peço encarecidamente que deixem claro que vocês apenas estão repassando o link, ok? Algumas pessoas têm copiado trechos dos meus textos e inclusive de comentários que apareceram aqui para colar em caixas de comentários de outros blogs. Eu percebi que o nível aqui baixou muito quando vocês publicaram links para cá em determinados blogs, mas todo mundo é livre para divulgar o conteúdo que quiser, então não posso falar nada sobre isso. Apenas gostaria de pedir que vocês não estimulem confusões ou forcem rivalidades que  simplesmente não existem.

Eu estou aqui para dar as minhas opiniões e não para ficar de picuinhas com outras blogueiras, não tenho tempo e muito menos paciência para isso.

Twitter:

Gostaria de entender o que leva as pessoas a transformarem o twitter num mar de discórdias, de mesquinharia e de picuinhas. Qual a necessidade de ficar o dia inteiro no twitter mandando indiretas e falando mal dos outros? Não é mais fácil mandar um email expondo as razões do seu descontentamento com alguém? Alguém realmente acredita que dá para discutir algo em 140 caracteres? Estou fora.

Bolsa de moletom:

Esculachei a bolsa de moletom, assim como esculacharei qualquer produto do qual eu não goste ou que eu considere que está sendo vendido de forma capciosa. Não me importa que a bolsa em questão tenha sido divulgada por outros blogs. Eu posso esculachar um creme vendido pela Unilever cuja propaganda passa no horário nobre? Sim. Da mesma forma como posso esculachar a bolsa cuja propaganda aparece num blog qualquer. Tenho esse direito como consumidora. Simples assim. Não dramatizem tanto, por favor.

Tom ácido:

Sim, alguns posts meus terão um certo tom ácido pois às vezes escrevo sobre assuntos que nem sempre são tão agradáveis quanto as maravilhas que o último creme La Prairie pode proporcionar às nossas peles. Não escrevo sobre maquiagem, sobre herbalife ou sobre o lado cor-de-rosa-peace-and-love do mundo. Além do mais, o meu senso de humor é assim mesmo, tem um lado irônico e sarcástico. Nem todo mundo se identifica. Mundo real, né?

Fora isso, um recado: levar este blog muito a sério pode ser prejudicial à sua saúde. Levá-lo pouco a sério também. Você escolhe.

Recados pessoais:

Ninguém aqui me conhece, vocês podem me imaginar como bem quiserem: horrorosa, cheia de verrugas, desdentada ou fedorenta. Eu não poderia me importar menos e inclusive sei que é normal – e inclusive divertido – que isso aconteça quando imaginamos como será a pessoa que está por trás de uma tela. Só não esperem uma explicação da minha parte sobre o que você imaginou. Se eu quisesse ser julgada pela minha aparência, este blog não seria anônimo.

Blog anônimo:

Por razões pessoais e sobretudo profissionais, prefiro me manter no anonimato. Nenhum problema, afinal, estou aqui para falar de idéias.

– Os comentários deste post serão desativados, pois a intenção é apenas a de dar alguns recados e não a de gerar uma discussão. Quem quiser falar comigo sobre algum dos pontos tratados pode me mandar um email: dechanelnalaje@gmail.com –

Uma boa semana a todos!

